Governo da Itália propõe agência para fiscalizar finanças de clubes

Arquivado em:
Publicado Segunda, 06 de Maio de 2024 às 14:01, por: CdB

A agência governamental, que entraria em ação a partir do próximo ano para monitorar os orçamentos dos clubes das três primeiras divisões da Itália, poderá substituir a atual Covisoc, comissão de vigilância da Figc.


Por Redação, com ANSA - de Roma


A proposta do governo italiano para criar uma agência de supervisão econômica e financeira para os times profissionais do país inaugurou uma batalha contra a Federação Italiana de Futebol (Figc) e o Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni).




clubes.jpg
Projeto criou uma grande guerra do governo contra as entidades esportivas da Itália

A agência governamental, que entraria em ação a partir do próximo ano para monitorar os orçamentos dos clubes das três primeiras divisões da Itália, poderá substituir a atual Covisoc, comissão de vigilância da Figc.


"A proposta tem objetivo de fazer controles, que até agora eram apenas realizados internamente e externamente através de terceiros, com plena autonomia regulatória e poder de decisão. A federação terá o tempo necessário para estudar, aprofundar e avançar qualquer proposta", diz o documento assinado pelo ministro do Esporte, Andrea Abodi.


O órgão, que daria aos políticos condições de decidir até mesmo as inscrições para campeonatos, entra em rota de colisão com as reformas desejadas pelo mandatário da Figc, Gabriele Gravina, e as da Lega Serie A, que reivindicam uma autonomia nos moldes da Premier League.


Além de verificar a veracidade e a congruência dos documentos apresentados pelos clubes, a agência também teria poder de solicitar aos times "iniciativas corretivas" para neutralizar qualquer efeitos econômicos, financeiros e patrimoniais de operações.


Gravina, que defende que a proposta do governo é uma invasão da autonomia do esporte pela política, convocou uma reunião de emergência para esta segunda-feira, onde deverá discutir o projeto de criação da agência.


– Nunca tinha ouvido falar do projeto de criação de uma agência de controle das finanças antes da sexta-feira passada. Meses atrás, o ministro apenas insinuou a sua ideia de rever os critérios de nomeação de membros do Covisoc, qualquer um que diga o contrário, está mentindo – comentou Gravina à agência italiana de notícias ANSA.


Giovanni Malagò, chefe do Coni, analisou que a medida poderá tornar a Itália em um constrangimento internacional em virtude da interferência política.


– Tenho sérias dúvidas sobre se isso poderá ser aceito pelos órgãos esportivos internacionais. A autonomia do esporte foi 100% violada. Isso tudo foi mal gerido e o Coni não foi informado, o momento e os métodos estão errados – afirmou.



Lautaro garante que deseja renovar com Internazionale


O atacante Lautaro Martínez, da Internazionale, tranquilizou os torcedores do clube italiano ao garantir que deseja renovar seu contrato com os nerazzurri.


Artilheiro da atual edição da Série A da Itália, com 23 gols, Lautaro afirmou que está se sentindo bem em Milão e pretende prosseguir vestindo a camisa interista.


– Desde que cheguei na Inter, todas as pessoas me trataram de uma forma especial. Eles me deram uma mão enorme e sempre serei grato por isso. Desde que comecei a jogar digo que no futebol nunca se sabe o que vai acontecer, mas sei e tenho certeza que me sinto muito bem em Milão, então tenho vontade de renovar e espero que isso possa ser fechado – comentou o argentino em entrevista ao "Che Tempo che fa".


O centroavante de 26 anos, que está na Inter desde 2018, está quase completando 300 partidas pelos nerazzurri e já atingiu a marca de 128 gols. O campeão mundial de 2022 já venceu sete títulos na Itália, entre eles dois Campeonatos Italianos.


Em comparação com a conquista de 2020/21, Lautaro assumiu um protagonismo maior na atual temporada e foi um dos principais pilares da campanha que culminou no 20º Scudetto interista.


O vínculo do artilheiro com a Internazionale expira em 2026 e já foi associado a uma possível transferência para o Barcelona no próximo mercado, de acordo com vários veículos espanhóis.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo