Uma das mudanças deve impactar jogos com propaganda. Agora, os anúncios de tela cheia devem dar a opção de fechar depois de, no máximo, 15 segundos. A exceção é quando o usuário ganha uma recompensa, mas isso tem que ser opcional.
Por Redação, com Tecnoblog - de Mountain View, EUA
A Play Store recebe muitas críticas por ter apps falsos e cheios de propaganda. O Google vai tentar melhorar essa situação. A empresa atualizou suas políticas para desenvolvedores e estabeleceu regras mais rígidas para cancelamento de assinaturas, monitoramento e propagandas, entre outros aspectos.Essas novas regras para anúncios começam a valer em 30 de setembro de 2022.
Apps falsos
Os apps falsos também estão na mira do Google. Agora, não será permitido usar emblemas nacionais ou governamentais. Logos e ícones de empresas, artistas ou programas de TV? Só com autorização.
Aplicativos que dão conselhos de saúde contra o consenso médico serão proibidos. O Google cita como exemplos tratamentos de saúde não aprovados, informações incorretas sobre vacinas e práticas nocivas como terapia de conversão.
Essas regras passam a valer em 31 de agosto de 2022.
VPN
Uma das mudanças pode causar polêmica. O Google vai proibir aplicativos que usam os serviços de VPN do Android para rastrear dados do usuário ou desviar o tráfego para ganhar dinheiro com anúncios.
Aplicativos de VPN idôneos não devem ser atingidos pela medida, mas apps que usam o recurso para bloquear o rastreamento podem ser afetados, como comenta o pesquisador Mishaal Rahman.
Um exemplo é o DuckDuckGo, que usa a VPN para "filtrar" o tráfego do usuário e bloquear rastreadores. A companhia diz não ser o caso da sua ferramenta, mas vai continuar monitorando a situação.
As novas regras de VPN entram em vigor em 31 de agosto de 2022.
Assinaturas e monitoramento
Agora, todos os apps que têm assinaturas precisarão oferecer um jeito fácil de cancelar o serviço dentro do próprio app. Isso passa a valer em 30 de setembro de 2022.
Aplicativos que usam monitoramento (para fins legítimos, obviamente) terão que usar a flag IsMonitoringTool e divulgar essa coleta de dados em sua página na Play Store. A exigência entra em vigor em 1º de novembro de 2022.