Google expande ferramentas para combater fake news na Busca

Arquivado em:
Publicado Terça, 02 de Abril de 2024 às 13:33, por: CdB

Com o objetivo de oferecer mais opções para os usuários nas pesquisas, a Gigante de Buscas anunciou aprimoramentos nos contextos de imagens e páginas. Dessa forma, pessoas de diferentes nacionalidades podem pesquisar e compreender melhor do que se trata o conteúdo.


Por Redação, com Canaltech - de Nova York


Em celebração ao Dia Internacional da Verificação de Fatos, celebrado em 2 de abril, o Google anunciou a expansão de ferramentas importantes no combate às fake news. Tanto o recurso "Sobre a imagem" quanto o "Sobre essa página" agora oferece conteúdos em mais 40 idiomas, incluindo o português. O verificador de fatos Fact Check Explorer saiu da versão Beta e agora está disponível para qualquer pessoa que deseja confirmar informações na Internet.




google.jpg
Ferramentas de "Sobre a imagem" e "Sobre essa página" agora suportam 40 idiomas adicionais e Fact Check Explorer saiu do Beta

Expansão de idiomas nas pesquisas


Com o objetivo de oferecer mais opções para os usuários nas pesquisas, a Gigante de Buscas anunciou aprimoramentos nos contextos de imagens e páginas. Dessa forma, pessoas de diferentes nacionalidades podem pesquisar e compreender melhor do que se trata o conteúdo.


Além de oferecer 40 línguas adicionais nas áreas de "Sobre a imagem" e "Sobre essa página", a empresa destacou a utilidade de cada recurso.



Sobre a imagem


Basta clicar nos três pontos ao lado de uma imagem nos resultados do Google para acessar a ferramenta. Isso faz surgir três características importantes:


Um histórico da imagem;


Como sites utilizam e descrevem a figura;


Os metadados quando estiverem disponíveis.



Sobre essa página


É comum que você reconheça diversos sites em uma busca do Google, mas há páginas que você simplesmente nunca ouviu falar. Nesses casos, a função "Sobre essa página" oferece contexto sobre o veículo apresentado. É só clicar nos três pontos ao lado de um site nos resultados de pesquisa e selecionar o guia "mais sobre esta página" para liberar os seguintes dados:


Informação sobre o website;


Como a Wikipedia o descreve (quando estiver disponível);


Opiniões de terceiros sobre a página.



Fact Check Explorer saiu do Beta


Outra novidade relevante liberada nesta terça-feira é a disponibilidade completa do Fact Check Explorer — ferramenta que combate fake news na internet. Previamente, o recurso estava em Beta, mas já pode ser usado por qualquer jornalista ou interessado em verificação de fatos.


Para isso, siga este passo a passo:


Acesse toolbox.google.com/factcheck/explorer/search;


Selecione o idioma na caixa abaixo da pesquisa;


Digite a notícia, tópico ou pessoa na barra de busca;


Confirme para checar a veracidade das informações.


O combate às notícias falsas é algo constante na internet e o Google parece querer manter a luta em dia. Porém, se você não quiser usar a plataforma da Gigante de Buscas, é possível conhecer outros sites que checam fake news.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo