Google cria marca invisível para identificar imagens feitas por IA

Arquivado em:
Publicado Sexta, 01 de Setembro de 2023 às 13:03, por: CdB

De acordo com o Google DeepMind, o SynthID é uma marca d'água digital invisível ao olho humano, ou seja, não "estraga" o visual de uma imagem. Contudo, ela fica embutida nos pixels da figura, permitindo a sua identificação por programas "caçadores" de imagens geradas por inteligência artificial.


Por Redação, com Canaltech - de São Francisco


Um dos grandes problemas das IAs que geram imagens é que suas criações nem sempre podem ser identificadas como tal de pronto, mas o Google pretende resolver este problema. Subsidiária da Gigante da Web, a DeepMind anunciou a tecnologia SynthID que opera como uma marca d'água invisível que revela quando uma imagem foi criada por IA.




google.png
Desenvolvido pela Google DeepMind, tecnologia SynthID cria uma marca d'água invisível para identificar imagens geradas por IA

A novidade começa a ser distribuída inicialmente a um número restrito de usuários do Vertex AI com acesso ao Google Imagen, a IA generativa de imagens da empresa.


"Ser apto a identificar conteúdo gerado por IA é fundamental para capacitar pessoas com conhecimento de quando estão interagindo com mídia gerada (por iA) e ajudar a prevenir a propagação de desinformação", explica o texto publicado no site oficial da DeepMind.



Marca d'água para imagem criada por IA


De acordo com o Google DeepMind, o SynthID é uma marca d'água digital invisível ao olho humano, ou seja, não "estraga" o visual de uma imagem. Contudo, ela fica embutida nos pixels da figura, permitindo a sua identificação por programas "caçadores" de imagens geradas por inteligência artificial.


"Criamos o SynthID de modo que ele não comprometa a qualidade da imagem e permita à marca d'água permanecer detectáveis, mesmo depois de modificações como adição de filtros, mudança de cores e salvar com vários esquemas de compressão com perda, comumente usada em JPEGs", relata o Google.



Níveis de identificação


O Google explica que o SynthID terá três diferentes níveis de identificação de uma imagem:


Digital watermark detected, a imagem foi provavelmente gerada pelo Imagen;


Digital watermark not detected, não é provável que a imagem tenha sido criada pelo Imagen;


Digital watermark possibly detected, a imagem pode ter sido gerada pelo Imagen.



Bom, mas não infalível


Apesar de exaltar o benefício de saber identificar uma imagem gerada por IA, o Google pondera que a tecnologia não é "infalível".


"O SynthID não é uma infalível contra manipulações extremas de imagens, mas oferece uma abordagem técnica promissora para capacitar pessoas e organizações no emprego responsável de imagens geradas por IA", explica a companhia.


Para o futuro, o Google revela que a tecnologia pode alcançar mais modelos de criação de imagem por IA, inclusive de outras empresas. Que esse tipo de recurso é útil não há muita discussão, resta saber se ele vai funcionar na prática e em larga escala.






Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo