Google Brasil celebra 18 anos, relembre a história da empresa

Arquivado em:
Publicado Sexta, 21 de Julho de 2023 às 13:59, por: CdB

A presença do Google no Brasil começou em 20 de julho de 2005. A empresa comprou a Akwan Information Technologies, empresa criada por um grupo de professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Por Redação, com Canaltech - de Brasília

O Google completou 18 anos atuando no Brasil na quinta-feira e comemorou a "chegada da maioridade" no país relembrando toda sua história na região.

google-2.jpg
Em 20 de julho de 2023, a empresa alcançou a "maioridade" no Brasil

Início do Google Brasil


A presença do Google no Brasil começou em 20 de julho de 2005. A empresa comprou a Akwan Information Technologies, empresa criada por um grupo de professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e abriu sua primeira sede em Belo Horizonte, onde foi inaugurado o primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Google na América Latina em 2006.

Em 2007, o YouTube em português brasileiro foi lançado. Atualmente, segundo a empresa, 90% do conteúdo consumido no site em território nacional é em português.

Não dá para falar sobre Google no Brasil sem mencionar a importância do Android. O sistema operacional apareceu pela primeira vez num portátil vendido no país em 2009. Atualmente, o Robozinho é o SO mais usado do mundo.

O Brasil também foi o primeiro país da América Latina a ter suporte para o Google Street View: a função foi inaugurada em setembro de 2010 e cobria ruas de 51 cidades.

Em 2012, foi aberto o primeiro escritório do Google em São Paulo, na região da Faria Lima. O espaço contava com mais de 300 funcionários e, com o tempo, cresceu a ponto de ocupar mais andares e até outros endereços na capital paulista.

Quase duas décadas de história


Nos últimos 10 anos, o país também teve papel importante para o Google. A empresa apoiou as autoridades nas medidas de contenção da pandemia, inaugurou o Google Assistente com suporte para português, instaurou iniciativas para promover e garantir eleições limpas em 2022, usou IA para monitorar o desmatamento na Amazônia e apoiou uma variedade de projetos nacionais em cultura, tecnologia e cidadania.

Mais recentemente, a empresa inaugurou o Bard, seu chatbot com inteligência artificial. A ferramenta ainda está em fase experimental e não faz tanto quanto o ChatGPT, da OpenAI, mas é um dos passos mais importantes do Google na comercialização de IAs generativas.

Se quiser saber mais sobre a história do Google no Brasil e como a interface do maior buscador do mundo mudou ao longo do tempo, você pode conferir o artigo especial de 15 anos da empresa preparado pelo CT.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo