Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2024

Futebol: Setor de apostas lidera patrocínios em principais ligas no mundo

Arquivado em:
Segunda, 09 de Setembro de 2024 às 12:44, por: CdB

O setor das apostas esportivas veio para ficar, se consolidando como uma força bem atrativa no meio esportivo, afinal, são diversos patrocínios em equipes, ex-jogadores que se tornam embaixadores, federações e até mesmo em competições espalhadas por todo o mundo.

campo-futebol.jpg
Imagem meramente ilustrativa

Portanto, os aplicativos de apostas estão em rápido crescimento no mundo, cobrindo variados esportes, desde os mais tradicionais, como futebol, basquete, vôlei, lutas, tênis e corridas, até modalidades novas, como eSports, e outras peculiares, como corrida de galgos.

A regulamentação do setor no Brasil está em curso, e mesmo com tanta variedade de esportes, o carro chefe continua sendo o futebol, queridinho da população mundial. É na modalidade que as principais apostas são feitas, e as empresas cobrem jogos em todo o mundo.

Com isso, é no futebol também que as empresas de apostas estão de olho e fecham os principais acordos, movimentando valores bem atrativos em diversas regiões.

Estudo aponta crescimento de patrocínios de Bets em competições de futebol

O portal iGaming Brazil divulgou um estudo com base em 100 competições do mundo do futebol. Para isso, optaram pelas 52 que conquistaram as maiores receitas em 2022, além de completar com países no ranking da FIFA e quatro competições aleatórias.

Entre as competições, o estudo apontou que 28 já são patrocinadas por empresas do setor de apostas, em acordos principais, o que mostra que é um segmento em crescente, representando 28%.

Em segundo lugar veio o setor financeiro com 13,5%, já que no Campeonato Paraguaio o patrocínio principal é dividido. Em terceiro, com 12,5%, pelo mesmo motivo, estão as empresas do setor de telecomunicações.

Outros setores que também aparecem no estudo são: bens de consumo (6), varejo (5), comunicação (3), tecnologia (3), automotivo (2), petróleo e gás (2), imobiliário (2), e sindicatos (1).

Um ponto interessante do estudo é que de 46 campeonatos analisados na Europa, 20 contam com empresas de apostas entre os parceiros. Já na América do Sul são cinco competições, dentro das 10 analisadas.

Na América do Norte, são três acordos com competições, porém, na Ásia e África, nenhuma das competições analisadas possui acordos com empresas do segmento de apostas. Foram 16 e 17 competições nessas regiões, respectivamente, que fizeram parte do estudo.

Como comparativo, nos 10 campeonatos mais lucrativos analisados, 40% deles contam com patrocínios de empresas. Porém, um dos que não tem é a Premier League, mas 11 dos 20 clubes na competição tem acordos com empresas de apostas.

Valores gastos por empresas de apostas com patrocínios

O futebol brasileiro conta com diversos acordos com casas de apostas. Contabilizando a primeira divisão, o Campeonato Brasileiro Série A, 19 equipes contam com algum tipo de acordo, já que apenas o Cuiabá é a exceção.

Dessa forma, são R$ 560 milhões em contratos de casas de apostas com os 14 principais clubes do país, mas o gasto total do setor em marketing ultrapassa R$ 5 bilhões e pode chegar até R$ 8,8 bilhões, segundo o estudo do Itaú.

Um exemplo é o Vasco da Gama, o último a assinar um acordo de patrocínio máster com o setor, com a Betfair. São R$ 115 milhões em uma parceria até o final de 2025.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo