Francisco diz que é difícil formar família sem ter apoio da sociedade

Arquivado em:
Publicado Terça, 30 de Maio de 2023 às 14:59, por: CdB

Ainda conforme o pontífice, essas pesquisas mostram ainda que "muitos jovens declinam da escolha do matrimônio em favor de formas de relações afetivas mais instáveis e informais".


Por Redação, com ANSA - da Cidade do Vaticano


O papa Francisco enviou uma mensagem para o lançamento do "Family Global Compact" nesta terça-feira e alertou que, sem os apoios adequados para os jovens, "é difícil formar uma família" no mundo atual.




papa-5.jpg
Pontífice ainda falou sobre individualismo e consumismo atual

– Às universidades católicas é confiada a missão de desenvolver análises aprofundadas de natureza teológica, filosófica, jurídica, sociológica e econômica sobre o matrimônio e a família. Dos estudos, surge um contexto de crise das relações familiares, alimentado seja das dificuldades contingentes seja de obstáculos estruturais, o que torna mais difícil formar serenamente uma família na ausência de apoios adequados por parte da sociedade – ressalta o líder católico.


Ainda conforme o pontífice, essas pesquisas mostram ainda que "muitos jovens declinam da escolha do matrimônio em favor de formas de relações afetivas mais instáveis e informais", mas que também apresentam que "a família continua a ser a fonte prioritária da vida social e mostram a existência de boas práticas que merecem compartilhamento e difusão em nível global".



Comunidade humana


Para o líder católico, é nas famílias "que se realizam grande parte dos sonhos de Deus para a comunidade humana" e que, até por isso, os cristãos não podem se conformar com isso em nome "da incerteza, do individualismo e do consumismo que prospectam um viver sozinho e pensando só em si mesmo".


– Não podemos ficar indiferentes ao nascer da família, comunidade de vida e de amor, aliança insustentável e indissolúvel entre homem e mulher, lugar de encontro entre as gerações, esperança da sociedade. A família, lembremos, tem efeitos positivos sobre todos, enquanto geradora de bem comum: as boas relações familiares representam um riqueza insubstituível não só para cônjuges e filhos, mas para toda a comunidade eclesial e civil – acrescentou ainda.


Ao fim da mensagem, o papa ainda lembrou que a humanidade vive um período de "incertezas e carestia de esperança" e que é importante apoiar as novas gerações, fazendo "um esforço mais responsável e generoso ao apresentar as motivações para optar em favor do matrimônio e da família para que as pessoas fiquem mais dispostas a responder pela graça que Deus oferece a elas".


O Family Global Compact é uma iniciativa do Dicastério para os Laicos, Família e Vida, com a Pontifícia Academia de Ciências Sociais, com a colaboração do Centro Internacional para os Estudos das Famílias. A ideia é fazer um "plano colaborativo" que visa colocar a pastoral familiar em diálogo com centros de estudos e pesquisa sobre a família localizados em universidades católicas do mundo todo.



Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo