Forças de segurança atacam rebeldes em Bagdá

Arquivado em:
Publicado Terça, 09 de Janeiro de 2007 às 14:05, por: CdB

Tropas americanas e iraquianas travaram violentos combates nesta terça-feira contra insurgentes sunitas, na região oeste da capital do Iraque, Bagdá. As forças de segurança, que tiveram apoio aéreo para o confronto, tentavam retomar o controle de áreas dominadas pelos insurgentes ao redor da rua Haifa, segundo um porta-voz das forças americanas.

A disputa faz parte de novas tentativas das forças de segurança de coibir a violência sectária e os levantes dos insurgentes. O premiê iraquiano, Nouri Maliki, prometeu ter pulso firme contra grupos armados clandestinamente em Bagdá. Os confrontos na rua Haifa começaram horas depois do primeiro-ministro ter anunciado um novo plano de segurança.

Testemunhas disseram que os confrontos foram muito intensos, com a utilização de foguetes e uso maciço de metralhadoras. Fontes ligadas à polícia disseram que os combates da rua Haifa se seguem a dois dias de violência na margem oeste do rio Tigre, depois que uma unidade do Exército iraquiano encontrou 27 corpos nos arredores da área do cemitério Sheikh Marouf.

O envio de tropas para conter a violência na região desencadeou os conflitos. Ainda na manhã desta terça-feira, bloqueios militares das forças iraquianas foram atacadas por homens armados, fazendo com que os soldados iraquianos pedissem apoio das forças americanas para cercar a área e iniciar revistas nas casas.

Um porta-voz do ministério do Interior disse que 11 pessoas foram presas, incluindo sete sírios.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo