Força apoiada pelos EUA diz ter tomado posições em campo do EI na Síria

Arquivado em:
Publicado Segunda, 18 de Março de 2019 às 09:37, por: CdB

Fumaça emergiu do pequeno enclave enquanto aviões de guerra e artilharia o bombardeavam. Outra testemunha disse que os jihadistas haviam contra-atacado mais cedo.

Por Redação, com Reuters - de Baghouz, Síria

Combatentes apoiados pelos Estados Unidos disseram ter tomado posições no último enclave do Estado Islâmico no leste da Síria, e ataques aéreos atingiram o pequeno trecho de terra ao lado do rio Eufrates na manhã desta segunda-feira, disse um jornalista da agência inglesa de notícias Reuters.
siria.jpg
Fumaça em acampamento no vilarejo de Baghouz
Fumaça emergiu do pequeno enclave enquanto aviões de guerra e artilharia o bombardeavam. Outra testemunha disse que os jihadistas haviam contra-atacado mais cedo. – Várias posições capturadas, e o depósito de munições foi explodido – disse Mustafa Bali, um porta-voz da milícia Forças Democráticas Sírias (FDS), no Twitter na noite de domingo. O enclave lembra um acampamento, repleto de veículos estacionários e abrigos grosseiros feitos com cobertores ou lonas que se podia ver balançando ao vento durante uma pausa nos combates enquanto pessoas caminhavam entre elas. Apoiadas pelo poderio aéreo e por forças especiais de uma coalizão liderada pelos EUA, as FDS expulsaram o Estado Islâmico de quase todo lado nordeste da Síria, derrotando-o em Raqqa em 2017 e repelindo-o para seu último bastião de Baghouz no ano passado. Se por um lado a derrota em Baghouz encerrará seu controle sobre terras habitadas no terço da Síria e do Iraque que capturou em 2014, o grupo continuará sendo uma ameaça, disseram autoridades regionais e ocidentais. As FDS vêm realizando uma ofensiva escalonada contra o enclave, fazendo longas pausas nas últimas semanas para permitir que combatentes se rendendo, suas famílias e outros civis deixassem a localidade. Desde 9 de junho mais de 60 mil pessoas já partiram, cerca de metade delas apoiadores do Estado Islâmico que se renderam, incluindo cerca de 5 mil combatentes, disseram as FDS no domingo.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo