Flórida declara estado de emergência enquanto aguarda furacão

Arquivado em:
Publicado Quinta, 29 de Agosto de 2019 às 10:44, por: CdB

A Flórida decretou estado de emergência após a chegada do furacão Dorian, que avança para Porto Rico e alcançará o sudeste dos Estados Unidos no final de semana,

Por Redação, com agências internacionais - de Nova York

A Flórida decretou estado de emergência na quarta-feira após a chegada do furacão Dorian, que avança para Porto Rico e alcançará o sudeste dos Estados Unidos no final de semana,
furacaoeua.jpg
A Flórida decretou estado de emergência na quarta-feira após a chegada do furacão Dorian
Segundo especialistas o furacão pode vir a ser classificado como de grau 3, um "furacão poderoso", quando chegar à Flórida, com ventos de mais de 178km/h. – É importante que todos os moradores da Flórida monitorem essa tempestade de perto – escreveu o governador Ron DeSantis ao declarar a emergência em todos os condados da costa leste, das ilhas do extremo sul até a fronteira com a Georgia, passando por Miami. O furação se formou na tarde de quarta-feira pouco antes de alcançar Porto Rico e crescia em intensidade, com ventos máximos de 130 Km por hora à medida que avançava para leste desse território americano no Caribe para entrar no Atlântico Norte. O Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, calcula que Dorian chegará à Flórida neste final de semana, depois de ter se transformado em um "poderoso furacão" no Atlântico. Mas ainda é cedo para saber onde chegará exatamente. – Devido à incerteza em relação à trajetória dessa tempestade, todos os residentes da costa leste devem estar prontos – disse no comunicado Jared Moskowitz, diretor de emergências da Flórida.

Porto Rico

O governo de Porto Rico aprovou US$ 260 milhões (R$ 1 bilhão) em fundos de reserva de emergência para se preparar para a chegada de um novo furacão, dois anos após o ciclone tropical que devastou uma parte significativa do país.
"À luz do furacão Dorian e da declaração federal relacionada de estado de emergência em Porto Rico, o Conselho de Administração e Supervisão Financeira autorizou a utilização dos fundos de reserva de emergência dos anos fiscais 2019 e 2020 conforme necessário pelo Governo de Porto Rico sem aprovação prévia de repartições do Conselho de Supervisão até 28 de setembro de 2019", informou em comunicado o Conselho de Administração e Supervisão Financeira do país. Segundo o órgão, os valores em questão só poderão ser aplicados, exclusivamente, em despesas relacionadas à emergência do furacão Dorian, cuja chegada ao país era aguardada já nesta quarta-feira.

– Esperamos que as tempestades passem sem danos para Porto Rico. Nossos pensamentos e orações estão com o povo de Porto Rico durante este período difícil – disse no documento a diretora executiva do conselho, Natalie A. Jaresko.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, país ao qual Porto Rico está administrativamente ligado, declarou estado de emergência para o território caribenho, ordenando assistência federal à ilha, que, em setembro de 2017, sofreu com a passagem do furacão Maria, o pior a atingir o país em quase 90 anos.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo