Festival do Rio exibe nova polêmica de Bernardo Bertolucci

Arquivado em:
Publicado Sábado, 25 de Setembro de 2004 às 11:11, por: CdB

"Os Sonhadores", novo filme do diretor italiano Bernardo Bertolucci, faz um retrato franco da sexualidade humana e, entre cenas de nudez total, mostra o incesto entre um irmão e uma irmã.

O filme é um dos principais destaques do Festival do Rio e será exibido neste sábado, em dois horários (16h30 e 21h30).

O diretor de "O Conformista" e "O Último Tango em Paris" conta a história de três jovens em Paris durante a primavera de 1968. O filme é baseado no romance de Gilbert Adair "The Holy Innocents", de 1988.

A intenção declarada de Bertolucci era criar um filme que captasse o espírito libertário da época, quando as fronteiras políticas, culturais e morais estavam sendo ampliadas e redefinidas.

Os gêmeos de mais ou menos 19 anos Theo (Louis Garrel) e Isabelle (a novata Eva Green) ficam sozinhos em seu apartamento em Paris quando seus pais partem para um mês de férias.

Eles convidam um jovem estudante norte-americano que acabaram de conhecer, Matthew (Michael Pitt), de 20 anos, para hospedar-se com eles.

Os três são cinéfilos convictos (eles se conhecem na Cinemateca Francesa) e o tempo todo testam seus conhecimentos mútuos sobre cinema. Além disso, eles curtem joguinhos sexuais e mentais, tentando pressionar-se uns aos outros para ver até onde cada um está disposto a avançar.

Filho de uma típica família americana suburbana de classe média, Matthew sente-se incomodado com a desinibição física e sexual dos dois irmãos e cada vez mais preocupado com os estreitos laços emocionais e sexuais existentes entre eles.

Totalmente apaixonado pela bela Isabelle, ele acaba concordando em participar dos jogos deles, ao mesmo tempo em que não entende a relação dos dois, achando-a antinatural.

Enquanto os três passam os dias encerrados dentro do apartamento, do lado de fora as ruas de Paris estão em ebulição. Os protestos pacíficos que começam quando o governo demite Henri Langlois da direção da cinemateca acabam sendo precursores de tumultos políticos violentos em maio.

Theo tem todo um discurso revolucionário pronto, mas, como observa Matthew, se ele realmente acreditasse no que fala, estaria lá fora com os manifestantes.

As tensões dentro do apartamento aumentam quando Theo e Matthew passam a competir pela atenção de Isabelle, enquanto esta luta com seus conflitos internos provocados pelos sentimentos amorosos que nutre pelo irmão.

A regressão moral e emocional vivida pelos três jovens se espelha no descaso deles com o apartamento, que vai se transformando num chiqueiro. O clima de decadência crescente lembra "Les Enfants Terribles", de Jean Cocteau.

O diretor inclui no filme referências a muitos outros trabalhos, intercalando a ação com clipes de alguns dos filmes favoritos dos personagens, incluindo "A Rainha Christina", "A Vênus Loira", "O Picolino" e "Band-a-Part". Os personagens o tempo todo citam trechos e representam cenas desses filmes.

Para saber mais informações sobre o Festival do Rio, consulte o site oficial, www.festivaldorio.com.br.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo