Evento comemora um ano dos voluntários da paz

Arquivado em:
Publicado Sexta, 08 de Outubro de 2004 às 06:27, por: CdB

Para comemorar um ano de atividade, cerca de 30 jovens que fazem parte do Programa Voluntários da Paz, da Secretaria de Segurança Pública, participam neste domingo da Corrida e Caminhada pela Paz no Trânsito, no Aterro do Flamengo, a partir das 9h. O evento faz parte da Semana Nacional de Trânsito, promovido pelo Detran.

O programa Voluntários da Paz beneficia jovens reservistas das Forças Armadas, em busca do primeiro emprego. Foi criado para apoiar a Polícia Militar no patrulhamento ostensivo de ruas movimentadas. Atualmente, cerca de 400 jovens atuam nas ruas do Centro do Rio, na orla da Zona Sul e na Tijuca e Méier, bairros da Zona Norte. Mais 244 candidatos estão em formação.

A meta é estender o programa a Campo Grande e Realengo, na Zona Oeste e a Madureira, na Zona Norte. Além da capital, o município de Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, também conta com 133 agentes atuando nas ruas do Centro. No total, são cerca de mil jovens engajados no programa.

Em um ano, os Voluntários da Paz ajudaram a Polícia Militar a prender 80 pessoas em flagrante e a recuperar 40 telefones celulares. Até o mês passado, na capital, 250.484 pessoas, envolvendo população local e turistas, foram atendidas pelos Voluntários da Paz.

Os jovens que participam do programa são selecionados nas áreas carentes e de risco e são submetidos a um curso de formação de três meses, que inclui defesa pessoal, legislação, primeiros socorros, entre outros itens. Os Voluntários devem ter o ensino fundamental completo, não podem usar armas e só trabalham na companhia de um PM. Cada um recebe mensalmente R$ 528, entre salário, auxílio refeição e auxílio transporte.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo