EUA declaram alerta de tsunami após terremoto de magnitude 8,2 no Alasca

Arquivado em:
Publicado Quinta, 29 de Julho de 2021 às 07:55, por: CdB

Um potente terremoto foi registrado nesta quinta-feira, cerca de 105 quilômetros a sudeste de Perryville, no Alasca, ao largo das ilhas Aleutas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) confirmou que a magnitude do terremoto foi de pelo menos 7,2.

Por Redação, com Sputnik - de Washington

Um potente terremoto foi registrado nesta quinta-feira, cerca de 105 quilômetros a sudeste de Perryville, no Alasca, ao largo das ilhas Aleutas.
tsunami.jpg
EUA declaram alerta de tsunami após terremoto de magnitude 8,2 ao largo da costa do Alasca
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) confirmou que a magnitude do terremoto foi de pelo menos 7,2, mas depois observou que pode ter sido muito mais forte, atingindo até 8,2 na escala de Richter. Terremoto de magnitude 8,2 acaba de atingir área a sudeste de Perryville no Alasca. Está sendo avaliada a ameaça de tsunami na costa oeste. Enquanto isso, o sistema de alerta de tsunami dos EUA informou que há uma ameaça de tsunami nas ilhas Marianas do Norte e Guam. "É possível o surgimento de ondas de tsunami perigosas na sequência deste terremoto nas próximas três horas ao longo de algumas zonas costeiras", advertiu o sistema de alerta de tsunami dos EUA em comunicado. De acordo com USGS, o terremoto ocorreu na quarta-feira por volta das 22h15 horário do Alasca (03h15 da madrugada de hoje, quinta-feira, em Brasília), com epicentro no mar, cerca de 91,7 km a leste-sudeste de Perryville, a uma profundidade de 46,6 km, avança o portal Kiro7. Dois outros terremotos com magnitudes preliminares de 6,2 e 5,6 ocorreram na mesma área meia hora depois, informa o serviço. As autoridades de várias povoações no Alasca aconselharam seus residentes a deixarem a área, devido à possibilidade de ocorrência de tsunami. A polícia da cidade de Homer, no Alasca, em sua página do Facebook, exortou os moradores a abandonarem a zona e a irem para locais mais altos. Informa-se também que foram criados centros especiais de evacuação.

Alasca

Segundo o canal local Alaska's News Source, Jeremy Zidek, porta-voz do Departamento de Segurança Nacional do Alasca, declarou que as autoridades contataram os residentes de Perryville, a comunidade mais próxima do epicentro. – Não há muitas pessoas lá. Em Perryville nos disseram que os tremores foram muito fortes e que foi iniciada a evacuação – disse Zidek. De acordo com a CBS News, o terremoto de magnitude 8,2 registrado ao largo da costa do Alasca foi o mais potente na América do Norte desde 1965. – Este é o maior terremoto que acontece na região do Alasca desde 1965 – afirmou Michael West, sismólogo do Centro de Terremotos do Alasca. O Alasca faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma área onde ocorre um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizada no norte do oceano Pacífico.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo