Estado do Rio terá medidas de isolamento prorrogadas até o final do mês

Arquivado em:
Publicado Sábado, 09 de Maio de 2020 às 12:42, por: CdB

O decreto traz como novidade a suspensão de obras não emergenciais em imóveis residenciais e comerciais. Fica, ainda, garantida a possibilidade de suspender os contratos de prestação de serviços, sem multa ou juros.

Por Redação - do Rio de Janeiro
Governador do Estado do Rio de Janeiro, o ex-desembargador Wilson Witzel decidiu, neste sábado, prorrogar as medidas de isolamento social até o dia 31 de maio. O prazo terminaria no dia 11, mas Witzel vai publicar um novo decreto, na mesma segunda-feira, em que aumenta a validade do isolamento.
rioisolamentosocial.jpg
O Estado e o município do Rio de Janeiro prorrogaram as medidas de isolamento social
O decreto traz como novidade a suspensão de obras não emergenciais em imóveis residenciais e comerciais. Fica, ainda, garantida a possibilidade de suspender os contratos de prestação de serviços, sem multa ou juros. Estão mantidos o fechamento de escolas públicas e privadas, creches e instituições de ensino superior e, ainda, a suspensão da realização de eventos esportivos, culturais, shows, feiras científicas, entre outros, em local aberto ou fechado. Também segue suspenso o funcionamento de cinemas, teatros e afins.

Pesquisa

Academias, centros de lazer e esportivos e shoppings também devem permanecer fechados. A recomendação para que a população fluminense não frequente praias, lagoas, rios e piscinas públicas e clubes segue válida para todo o Estado. Duas instituições relevantes de pesquisa, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgaram estudos em que recomendam a decretação de isolamento total, também conhecido como ‘lockdown’, em todos os municípios fluminenses. Witzel tem evitado se comprometer com a adoção desse sistema mais restrito, que proíbe a circulação de pessoas e veículos particulares, exceto para quem é ligado às áreas de segurança e saúde ou outros setores fundamentais. A medida, no entanto, tem ocorrido em outras unidades da Federação.

Estatística

Nas cidades de São Luís do Maranhão e Fortaleza já foram adotados ‘lockdowns’, assim como em duas cidades da região metropolitana do Rio, Niterói e São Gonçalo. Nestas últimas, a medida passa a valer a partir da segunda-feira. O Estado do Rio é o segundo do país em número de casos confirmados e de mortes de covid-19, tendo registrado 15.741 casos e 1.503 óbitos nesta sexta-feira, sendo 1.585 casos e 109 mortes nas últimas 24 horas.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo