Duas novas linhas de ônibus começam a operar no Terminal Deodoro

Arquivado em:
Publicado Quarta, 08 de Maio de 2024 às 13:35, por: CdB

Com essas novidades, são mais de 160 serviços de ônibus retomados ou criados na cidade, desde o dia 1º de junho de 2022, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual.


Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro


A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), criou duas novas linhas de ônibus para atender o Terminal Deodoro. Os novos serviços, que entram em operação no início deste mês, são: SP918 (Bangu – Terminal Deodoro) e 754 (Santa Cruz – Terminal Deodoro).




terminaldeodoro.jpeg
As duas novas linhas começaram a operar no Terminal Deodoro

Com essas novidades, são mais de 160 serviços de ônibus retomados ou criados na cidade, desde o dia 1º de junho de 2022, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. O plano operacional tem como objetivo regularizar, de forma gradual, o serviço de ônibus para atender todas as regiões da cidade.


Conforme foi estabelecido no acordo judicial, além da receita da tarifa paga pelos passageiros de R$ 4,30, os consórcios recebem um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro rodado. A Prefeitura atesta a quilometragem rodada por meio de GPS.



Plano operacional das linhas:


SP918 (Bangu – Terminal Deodoro)


Itinerário:


Jardim Violeta


Rio da Prata


Bangu


Padre Miguel


Av. de Santa Cruz


Magalhães Bastos


Terminal Deodoro


De acordo com o planejamento atual, a linha deve cumprir 31 viagens em dias úteis.


754 (Santa Cruz – Terminal Deodoro)


Itinerário:


Estação Santa Cruz


Antares


Paciência


Estrada da Paciência


29 de Março


Jardim Palmares


Av. Brasil


Terminal Deodoro


De acordo com o planejamento atual, a linha deve cumprir 30 viagens em dias úteis.



Prefeitura inicia obra de drenagem na Estrada do Galeão


A prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, realiza obra de drenagem na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, para eliminar pontos críticos de alagamento. Com investimento de R$ 4,1 milhões do município, a intervenção também dará solução a afundamentos frequentes em trechos de uma das principais vias do bairro.


Serão implantados cerca de 600 metros de novas galerias pluviais, de grande porte, no trecho entre as ruas Eneida de Moraes e Astilbe, para aumentar a capacidade de escoamento da via. A rede de drenagem antiga será substituída por uma nova em concreto. O projeto inclui ainda pavimentação, passeio e gramado no canteiro central. O prazo da obra é de seis meses.


– A Estrada do Galeão receberá as melhorias necessárias para ampliar a capacidade da rede de drenagem da via e reduzir alagamentos. A intervenção conta com o acompanhamento da Subprefeitura das Ilhas e com um esquema especial de trânsito, que foi definido com a CET-Rio – explicou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.


O subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo, destaca a importância da obra para os insulanos.


– Essa obra responde a uma demanda antiga da população e vai resolver um problema que os insulanos enfrentam há anos: a cratera que se abre a cada chuva forte e que causa transtornos para quem passa pela Estrada do Galeão.  A equipe da subprefeitura acompanha de perto a intervenção, dando todo apoio para minimizar os possíveis contratempos e para que tudo ocorra dentro do previsto – afirmou Toledo.



Esquema de trânsito


A obra de drenagem exige esquema especial de trânsito na Estrada do Galeão e em vias próximas. As seguintes vias sofrem interdição:


Estrada do Galeão, entre o Nº 1.198 e a Rua Acaituba;


Rua Astilbe, no trecho entre a Estrada do Galeão e a Rua Sargento João Lopes;


Rua Vistula, entre a Estrada do Galeão e a Rua Sargento João Lopes.


As interdições não se aplicam a veículos de moradores, de socorro e emergência. Foram implementados desvios para reduzir os impactos no trânsito:


Veículos procedentes da Estrada do Galeão, com destino à Saída da Ilha, devem seguir na mão dupla implantada até a Rua Abélia.


Veículos leves procedentes da Estrada do Galeão, com destino à Saída da Ilha, também podem seguir pela Rua Copenhague, Rua Sargento João Lopes, Rua Açaituba e Estrada do Galeão.


Veículos procedentes da Estrada do Galeão, sentido Estrada do Cacuia, devem seguir pela faixa liberada da direita.


O estacionamento de veículos na Rua Copenhague, no trecho entre a Estrada do Galeão e a Rua Sargento João Lopes, fica proibido. A Rua Copenhague também funciona em mão única, no trecho compreendido entre a Estrada do Galeão e a Rua Sargento João Lopes, no sentido da primeira para a segunda.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo