Drex, o dinheiro virtual do Brasil, começa substituir papel-moeda

Arquivado em:
Publicado Terça, 08 de Agosto de 2023 às 17:07, por: CdB

A ideia, segundo o BC, é que o Drex seja usado no atacado para serviços financeiros, funcionando como um PIX – sistema de transferências instantâneas em funcionamento desde 2020 – para grandes quantias e com diferentes finalidades.


Por Redação, com ACS/BC - de Brasília

A versão virtual do real evolui rumo à substituição do papel-moeda em transações comerciais. O Banco Central (BC) anunciou, na véspera, que a moeda digital brasileira se chamará Drex. Com a plataforma ainda em fase de testes desde março e as primeiras operações simuladas previstas para setembro, o real digital pretende ampliar as possibilidades de negócios e estimular a inclusão financeira. Tudo num ambiente seguro e com mínimas chances de fraudes.

drex.jpg
O Drex é construído com a tecnologia blockchain, refratária à ação de hackers


A ideia, segundo o BC, é que o Drex seja usado no atacado para serviços financeiros, funcionando como um PIX – sistema de transferências instantâneas em funcionamento desde 2020 – para grandes quantias e com diferentes finalidades. O consumidor terá de converter reais em Drex para enviar dinheiro e fazer o contrário para receber dinheiro.

Blockchain


Também chamado de real digital, o Drex funcionará como uma versão eletrônica do papel-moeda, que utiliza a tecnologia blockchain, a mesma das criptomoedas. Classificada na categoria Central Bank Digital Currency (CBDC, Moeda Digital de Banco Central, na sigla em inglês), a ferramenta terá o valor garantido pela autoridade monetária. Cada R$ 1 equivalerá a 1 Drex.

Considerado à prova de hackers, o blockchain é definido como uma espécie de banco de dados ou de livro-razão com dados inseridos e transmitidos com segurança, rapidez e transparência. Sem um órgão central de controle, essa tecnologia funciona como uma espécie de corrente de blocos criptografados, com cada elo fechado depois de determinado tempo. Nenhuma informação pode ser retirada ou mudada porque todos os blocos estão conectados entre si por senhas criptografadas.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo