No Dia do Consumidor, aumenta o número de queixas e reclamações

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Publicado Terça, 15 de Março de 2022 às 11:59, por: CdB

A principal queixa relacionada aos planos de saúde diz respeito aos reajustes abusivos – 27,4% das reclamações envolviam aumento. A maior parte delas dizia respeito aos planos de saúde coletivos, que não são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Além disso, os consumidores também reclamaram da negativa de cobertura pelos planos de saúde.

Por Redação - de São Paulo
Nesta terça-feira, 15 de março, quando é comemorado o Dia do Consumidor, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) indica que os problemas relacionados ao atendimento, principalmente nos planos de saúde, voltaram a crescer e passaram a liderar o ranking de reclamações em 2021.
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Os aumentos abusivos nos planos de saúde mobilizam os consumidores
Do total de queixas registradas pelo Idec, quase um quarto delas (24,9%) refere-se a planos de saúde. Em seguida, aparecem serviços financeiros (21,5%), demais serviços (11,9%), problemas com produtos (8,7%) e telecomunicações (8%). A principal queixa relacionada aos planos de saúde diz respeito aos reajustes abusivos – 27,4% das reclamações envolviam aumento. A maior parte delas dizia respeito aos planos de saúde coletivos, que não são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Além disso, os consumidores também reclamaram da negativa de cobertura pelos planos de saúde (16,2%).

Serviços

Já em relação aos serviços financeiros, a maior queixa se deve à cobrança indevida, o que corresponde a 21% das reclamações sobre esse problema), seguida por falhas de informação (15,8%) e renegociação de dívidas (13%). Na terceira colocação, dúvidas e queixas relacionadas a outros tipos de serviços, os problemas mais observados envolvem contratos (17%), vício de qualidade no serviço prestado (14,5%) e cobrança indevida (13%). Ao todo, os institutos de Defesa do Consumidor (Procons) registraram 1.823.797 atendimentos em todo o país, em 2021. Os dados constam do levantamento Consumidor em Números 2021, divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom).  A média é de 150 mil atendimentos mensais.

Consumidores

Já os atendimentos feitos pela plataforma Consumidor.gov.br somaram 1.434.101 reclamações finalizadas. Juntos, os dois canais totalizaram mais de 3,2 milhões de atendimentos no ano passado. No casos dos Proncons, as reclamações representaram a maior parte (78,9%), com 1.440.411 atendimentos. Na sequência, estão consultas e orientações prestadas aos consumidores pelos Procons, com 343.030 atendimentos (18,8%). Os dados mostram, ainda, mais 40.356 atendimentos classificados como Extra Procon, que representam 2,2% do total e se referem a orientações nos casos em que não há relação de consumo.

Direitos

Segundo o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), “graves abusos ainda são praticados”. O parlamentar recordou da época que era vereador de Salvador e presidiu as Comissões dos Direitos do Cidadão e contra os abusos praticados contra os consumidores baianos. — Durante meu mandato na Câmara Municipal de Salvador (CMS) criei o Manual de Orientação do Consumidor de Serviços de Ensino – Mensalidades, material escolar e inadimplência e o Manual do Consumidor – Edição Comemorativa aos 10 anos do Código de Defesa do Consumidor, importantes instrumentos de informação para os consumidores pudessem ter seus direitos reconhecidos e resguardados — resumiu Almeida.
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