Na primeira semana de agosto, a SalesForce.com., desenvolvedora de produtos que ajudam a automatizar as vendas de grandes fabricantes de softwares, a exemplo da Adobe, publicou em seu site um poster do Dalai Lama, com seu logotipo, sob o texto: "Não há nenhum software para o caminho da iluminação. Mas celebramos um total de 100 mil assinantes iluminados pela SalesForce.com".
O poster foi distribuído para clientes, parceiros e jornalistas. Não demorou muito para que membros da comunidade tibetana nos Estados Unidos, incluindo a American Himalayan Foundation, protestassem contra o uso indevido da imagem do líder budista.
- Há muitos grupos dentro do mundo tibetano que não estão contentes com isso - logo avisou o porta-voz da American Himalayan Foundation.
Resultado: além de pedir os posters de volta, a SalesForce.com viu-se na obrigação de reparar seu erro: doou US$ 10 mil à American Himalayan Foundation e US$ 25 mil ao Tibet Fund. Não satisfeita, cancelou sua participação em um evento no Davis Symphony Hall, em San Francisco, na Califórnia, que contará com a presença do Dalai Lama.
- Não temos o direito de sugerir que Sua Santidade, seja nosso patrocinador - reconheceu Marc Benioff, diretor-executivo da SalesForce.com.
Não é a primeira vez que a empresa tenta incorporar sua marca à religiosidade tibetana. Em fevereiro passado, ela promoveu, em Nova York, um concerto beneficiente para a Casa do Tibet. Da mesma forma que agora, seus convites foram remetidos em posters. Só que naquela ocasião, usou uma foto do Potala Palace, com seu logotipo ao fundo.
Rio de Janeiro, Sábado, 04 de Maio de 2024
Dalai Lama vira garoto-propaganda
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Publicado Segunda, 01 de Setembro de 2003 às 15:56, por: CdB
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