CÚPULA DO MERCOSUL TEM INÍCIO NA ARGENTINA COM REUNIÃO DE CHANCELERES

Arquivado em:
Publicado Quinta, 28 de Junho de 2012 às 10:35, por: CdB

MENDOZA, 28 JUN (ANSA) - A Cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul) começou hoje em Mendoza, estado da região centro-oeste da Argentina, com a reunião de chanceleres e focada no respaldo da normalização democrática no Paraguai.
   
As deliberações para encontrar consenso no documento que será assinado na sexta-feira pelos mandatários estão lideradas pelo chanceler argentino Héctor Timermann, na qualidade de anfitrião. Também participam das discussões os chanceleres do Brasil, Antonio Patriota; do Uruguai, Luis Almagro; e da Venezuela, Nicolás Maduro.
   
Os chefes da diplomacia do bloco têm previsto também abordar o estreitamento dos laços de integração econômica, o projeto de um Tratado de Livre Comércio (TLC) com a China, a situação da Bolívia, depois de uma greve policial, e a aceleração no processo de inclusão da Venezuela no bloco.
   
Amanhã, ao fim da cúpula do Mercosul, acontecerá no mesmo local uma reunião similar da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para debater a posição sobre a crise paraguaia, depois da destituição do presidente Fernando Lugo, na sexta-feira passada.
   
Confirmaram presença nos dois encontros os presidentes do Uruguai, José Mujica; do Brasil, Dilma Rousseff; e da Argentina, Cristina Kirchner; assim como os dos Estados associados Equador, Rafael Corra; Bolívia, Evo Morales; e Chile, Sebastián Piñera. (ANSA)

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo