Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

Crônicas de uma campanha eleitoral: o povo é sábio

Arquivado em:
Terça, 20 de Agosto de 2024 às 10:29, por: CdB

Em uma reunião com moradores, as mulheres ressaltam a importância de lutar por direitos e destacam a diferença que políticas públicas eficazes fazem em suas vidas.

Por Thiago Modenesi – de Brasília

Acompanhando uma reunião num bairro da cidade em que resido e milito com um candidato a vereador pelo PCdoB tive mais uma vez a oportunidade de apreender e de ver como o povo em geral, aquelas pessoas que não estão imersas nos partidos e na luta política cotidiana, enxergam comportamentos, atitudes e opiniões dos políticos.

eleicao.png
Não se enganem, o povo é sábio, só quer viver bem, feliz, com dignidade

Cerca de 15 mulheres de idade variada participaram da conversa, ao final algumas ficaram trocando impressões conosco. A rua em que residem havia sido asfaltada na gestão do candidato a prefeito que apoiamos, Elias Gomes, que concorre pela Federação Brasil da Esperança nesse pleito. Elas registraram a importância da mudança da qualidade de vida que tiveram, dando depoimentos de como era a situação antes, com a lama chegando nas canelas, e os mais variados problemas enfrentados.

A importância de lutar

O mais interessante é que ressaltam todo o tempo a importância de lutar, de participar de maneira organizada da reivindicação por seus direitos. Deram o exemplo da coleta de lixo, feita por uma carrocinha de maneira esporádica, e que só veio ocorrer após várias denúncias em páginas do Instagram que reverberaram suas demandas.                              

Mas o que mais me chamou a atenção foi a percepção delas sobre os concorrentes. A atitude de Elias, ao asfaltar e iluminar a rua, atendendo a uma demanda real da população, reverbera mesmo depois de mais uma década, “fechando” os votos praticamente da rua toda nele. As mulheres demonstram o descontentamento com a atual gestão, a falta de remédios e médicos nos postos de saúde, a dificuldade de matricular o filho especial numa escola e ter o acompanhamento adequado, a ausência do poder público e o total desconhecimento do atual prefeito até às vésperas da eleição.

Não se enganem, o povo é sábio, só quer viver bem, feliz, com dignidade, sem ter que andar quilômetros subindo uma ladeira para pegar um ônibus, como nos contaram. Mas entende sim as nuances da luta política do seu jeito, sabiam que o atual prefeito é candidato de Bolsonaro, e associavam a isso as limitações da gestão e a falta de empatia com os problemas mais agudos do povo da cidade. Bem como as presentes valorizavam o fato de Elias ser ligado ao presidente Lula e João Campos, prefeito do Recife, capital de Pernambuco e cidade vizinha. Por viverem em área de fronteira sentem todas as agruras de verem uma administração com qualidade há poucos metros e uma cidade violenta e problemática em que vivem.

Escutando a gente aprende, troca experiências, e ajuda a organizar mais e melhor as pessoas. A graça da campanha eleitoral é essa, sentir e ouvir com muito carinho e atenção o sentimento de cada um e cada uma que vive onde vivemos. Afinal, somos todos parte das nossas cidades e do nosso povo.

 

Thiago Modenesi, é bacharel em Direito, Licenciado em História e Pedagogo, Especialista em Ensino de História, Ciência Política e Moderna Educação, Mestre e Doutor em Educação. É professor no Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE, membro do INCT Tec Cis 4.0, pesquisador sobre charges, cartuns e histórias em Quadrinhos e editor na Quadriculando Editora, além de presidente do PCdoB em Jaboatão dos Guararapes-PE.

As opiniões aqui expostas não representam necessariamente a opinião do Correio do Brasil

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo