Corredores de ônibus mudam de nome em São Paulo

Arquivado em:
Publicado Segunda, 08 de Setembro de 2003 às 21:51, por: CdB

A Prefeitura de São Paulo adotou uma nova estratégia para evitar a polêmica em torno da construção de novos corredores de ônibus na cidade.
 
Todos os corredores serão chamados, a partir de agora, de Passa-Rápido. A novidade foi anunciada na última segunda-feira pela Secretaria Municipal dos Transportes. O objetivo é tentar amenizar a imagem negativa dos corredores para a população.

Estratégia semelhante foi adotada em relação ao fura-fila, que foi rebatizado pela prefeita Marta Suplicy (PT) de Paulistão. O antigo nome era muito ligado ao ex-prefeito Celso Pitta (PSL), que acabou encerrando seu mandato sem inaugurar sua principal bandeira eleitoral.
 
No caso dos corredores, toda vez que um novo projeto era anunciado a primeira reação da comunidade local era o medo de que a região se transformasse em uma nova Avenida Santo Amaro, que sofreu um forte processo de degradação urbana após a construção do corredor Santo Amaro-9 de Julho.

O maior exemplo ocorreu na Avenida Rebouças, em que a população resistiu ao projeto, alegando a descaracterização da avenida. O início das obras acabou suspenso pela Justiça após uma ação proposta pelo vereador Gilberto Natalini (PSDB). A prefeita diz que a ação tem motivação política, por causa da eleição no ano que vem.

A secretaria dos Transportes nega que a mudança do nome seja apenas uma estratégia de marketing. Segundo a Assessoria de Imprensa, o novo nome está ligado ao principal objetivo dos novos corredores: aumentar a velocidade média dos ônibus sem provocar o impacto urbano na avenida, como ocorreu na Santo Amaro.

Para marcar o novo conceito proposto pelo governo, a prefeita Marta Suplicy (PT) e o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, vão dar início nesta terça-feira às obras de requalificação do corredor das Avenidas Santo Amaro e 9 de Julho. A Prefeitura vai eliminar todas as barreiras de concreto do corredor, que será separado da avenida apenas por uma faixa exclusiva pintada no chão.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo