Consumo de bens industriais sofre perda acentuada

Arquivado em:
Publicado Quinta, 24 de Março de 2022 às 11:51, por: CdB

De acordo com o indicador do Ipea, divulgado nesta quinta-feira, a produção brasileira destinada ao consumo nacional recuou 2,2%. A demanda interna por bens da indústria de transformação caiu 3,2%, enquanto o crescimento da extrativa mineral foi de 0,6%. Já a importação de bens industriais caiu 2,4% de dezembro para janeiro, segundo a pesquisa.

Por Redação, com ABr - de São Paulo
O Indicador de Consumo Aparente de Bens Industriais, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), recuou 2,3% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior. A queda veio depois de uma alta de 1,1% em dezembro.
industria-1.jpg
O nível de produção da indústria, embora mais fraco do que o previsto, ainda enfrenta a falta de matéria-prima
De acordo com o indicador do Ipea, divulgado nesta quinta-feira, a produção brasileira destinada ao consumo nacional recuou 2,2%. A demanda interna por bens da indústria de transformação caiu 3,2%, enquanto o crescimento da extrativa mineral foi de 0,6%.

Pesquisa

Apenas três dos 22 segmentos da indústria pesquisados tiveram aumento no período. O segmento de outros equipamentos de transporte apresentou o pior resultado, com recuo de 23,6%. Na outra ponta, o segmento petróleo e derivados foi o destaque positivo, com alta de 2%. Já a importação de bens industriais caiu 2,4% de dezembro para janeiro, segundo a pesquisa divulgada pela manhã. O consumo aparente de bens industriais recuou 7,7% na comparação com janeiro de 2021 e 3,8% no trimestre encerrado em janeiro de 2022. No acumulado de 12 meses, no entanto, o indicador apresentou alta de 6,6%, com crescimentos de 2,7% dos bens nacionais e de 25,8% de bens importados.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo