Construção de muro pode levar EUA a reduzir ajuda a Israel

Arquivado em:
Publicado Terça, 05 de Agosto de 2003 às 14:09, por: CdB

Os Estados Unidos podem analisar a retenção de empréstimos oferecidos a Israel como punição pela construção do que está sendo chamado pelo governo israelense de "muro de segurança" na fronteira com a Cisjordânia, dizem agências de notícias.

O governo americano não fez nenhum anúncio oficial sobre o assunto, mas a notícia de que os Estados Unidos estariam considerando a possibilidade foi dada por várias agências.

De acordo com esses relatos, o governo estaria discutindo se a construção de um muro de 600 quilômetros de comprimento está ligada ou não a assentamentos judaicos que serão separados da Cisjordânia pela barreira. Nesta terça-feira, soldados israelenses prenderam cerca de 40 pessoas que estavam protestando contra a construção do muro.

O Congresso dos Estados Unidos tem autorização para reduzir, do montante da ajuda americana, o equivalente ao que Israel gasta com assentamentos judaicos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. O auxílio corresponde a US$ 9 bilhões de garantia de empréstimos aprovados pelo Congresso em março, e US$ 1 bilhão em assistência militar.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo