Ciifra irá investigar lavagem de dinheiro de organizações criminosas no Rio

Arquivado em:
Publicado Terça, 31 de Outubro de 2023 às 14:25, por: CdB

Ele terá como metas asfixiar financeiramente as milícias e as facções criminosas que controlam a venda de drogas no Estado, através do combate a crimes financeiros e a lavagem de dinheiro. 


Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro


Os governos federal e do Estado do Rio de Janeiro anunciaram que vão criar, nesta quarta-feira o Centro Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (Ciifra).




riodejaneiro.jpg
Meta é asfixiar financiamento de facções criminosas

Ele terá como metas asfixiar financeiramente as milícias e as facções criminosas que controlam a venda de drogas no Estado, através do combate a crimes financeiros e a lavagem de dinheiro. 


O centro terá representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil fluminense e Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). 


Também serão convidados representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). 


– Na semana que vem, a gente já estará trabalhando efetivamente. Vai ter um local, a gente vai deslocar uma equipe da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), temos hoje policiais que atuam no Coaf e vão ser deslocados para o Rio de Janeiro para focar em investigações financeiras. A descapitalização dessas organizações criminosas é decisiva para reduzir o potencial ofensivo delas e poder desmantelar (o sistema) – disse o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli. 



Tráfico de drogas


Policiais civis da 78ª DP (Fonseca) prenderam, na segunda-feira, um criminoso que estava foragido da Justiça por associação ao tráfico de drogas. A ação foi realizada após trabalho de inteligência.


O autor foi localizado no bairro Joaquim, no município de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ele será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Policiais civis da 34ª DP (Bangu) prenderam um homem em flagrante, no último dia 27, pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ele foi localizado no bairro Jardim América, Zona Norte do Rio, após levantamento de informações e cruzamento de dados de inteligência.


Com ele foram apreendidos uma pistola, um rádio transmissor, caderno de anotações e certa quantidade de drogas. Segundo os agentes, o autor já foi preso em 2021 por roubo de carro e possui passagens pela polícia por delitos cometidos quando era adolescente.



Polícia Civil prende homem por homicídio em Volta Redonda


Policiais civis da 93ª DP (Volta Redonda) prenderam, no domingo, um homem por homicídio. De acordo com as investigações, o autor integra uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas. Ele praticou o crime no último mês de setembro, naquele município do Sul Fluminense.


Segundo as equipes, o criminoso foi preso enquanto se transportava de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, para Volta Redonda, com o intuito de cometer outro homicídio. Ele será encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo