Chineses compram fábrica alemã fechada no interior paulista

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Publicado Quarta, 18 de Agosto de 2021 às 12:28, por: CdB

A extensão do acordo comercial fechado entre a Mercedes-Benz e a Great Wall inclui toda a fábrica de automóveis, em terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, com prédios e equipamentos de produção integrais.

Por Redação - de São Paulo

A montadora chinesa Great Wall comunicou ao mercado, nesta quarta-feira, a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior paulista, em linha com o planejamento para marcar sua entrada no mercado brasileiro. A venda da planta foi confirmada pela indústria alemã, que encerrou em dezembro último a linha de montagem dos modelos Classe C (sedã) e GLA (utilitário esportivo).
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A chinesa Great Wall produz picapes de luxo, entre outros veículos competitivos no mercado

Importados

A extensão do acordo comercial fechado entre a Mercedes-Benz e a Great Wall inclui toda a fábrica de automóveis, em terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, com prédios e equipamentos de produção integrais. A unidade, porém, tem uma capacidade de produção limitada, de cerca de 20 mil unidades ao ano, o que determinará a necessidade de expansão do parque fabril, segundo os novos donos. Fundada em 2016, a fábrica de Iracemápolis consumiu investimentos de R$ 600 milhões, conforme valores divulgados à época. A expectativa do mercado é que os primeiros automóveis da chinesa comecem a sair da linha de produção ainda no ano que vem. Em nota, a Mercedes-Benz informa que sua rede de concessionárias permanecerá aberta e funcionando, normalmente, agora com modelos importados. Também assegura que a decisão não afeta a produção de caminhões e chassis de ônibus no Brasil.

Crescimento

Ainda em nota, dessa vez assinada pelo presidente da Great Wall Motor, Meng Xiangjun, a operação tende a acelerar o desenvolvimento e a implementação estratégica da montadora no mercado sul-americano; além de promover ainda mais a transformação da companhia em uma empresa de mobilidade de tecnologia global. A participação da Great Wall no mercado mundial chega perto dos 10%. De janeiro a junho deste ano, a companhia informa um volume de vendas na casa dos 618,2 mil veículos, com crescimento de 56,5% em relação ao primeiro semestre de 2020. As vendas de veículos fora do país de origem da empresa somaram 61,7 mil, alta de mais de 200% em 12 meses. Em junho, a empresa vendeu 100,7 mil veículos, alta de 22,7% na comparação anual. Naquele mês, a participação das vendas internacionais já chegava a 10%.
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