Cantor e compositor, Erasmo Carlos morre aos 81 anos

Arquivado em:
Publicado Terça, 22 de Novembro de 2022 às 11:04, por: CdB

Erasmo Carlos vinha há alguns meses lutando contra uma síndrome edemigênica, essa doença ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, que dificulta a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. 

Por Redação, com Diário do Rio - do Rio de Janeiro

Morreu na manhã desta terça-feira, aos 81 anos, o cantor e compositor carioca Erasmo Carlos. O cantor havia sido internado na segunda, no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, às pressas. A causa da morte ainda não foi divulgada.

erasmo.jpg
Erasmo Carlos

Erasmo Carlos vinha há alguns meses lutando contra uma síndrome edemigênica, essa doença ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, que dificulta a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.

Quem foi Erasmo Carlos

Erasmo Esteves, conhecido artisticamente como Erasmo Carlos, nasceu no dia 5 de junho, 1941, na cidade do Rio de Janeiro. Na sua juventude, ao lado de Tim Maia e Jorge Ben Jor, vivia no ambiente da arte, da música e Rock N’Roll carioca, o que lhe fez optar pela carreira de músico.

Iniciou sua carreira substituindo o rei, que na época não era nem príncipe, Roberto Carlos em alguns shows. Carlos Imperial, empresário de Roberto, diz, em histórias da vida, que ficou o surpreso pela atitude e resolveu apostar no garoto.

Em 1958, depois que a banda The Sputniks, do músico Arlênio Lívio foi desfeita, Erasmo foi convidado para integrar um novo grupo vocal formado por Arlênio, Edson Trindade e José Roberto (o China). Antes denominado The Boys of Rock, por sugestão de Imperial, foi depois denominado “The Snakes”.

O grupo passou a acompanhar Tim Maia e Roberto, se apresentando em diversos programas. Já em 1960, The Snakes gravou seu primeiro disco, pela Mocambo, um compacto simples com as músicas Para Sempre e Namorando de Carlos Imperial. No mesmo ano, lançou um compacto duplo.

Em 1963, Erasmo se desligou do Snakes e passou a integrar o conjunto “Renato e Seus Blucapes”, porém, ficou por pouco tempo no grupo, pois em 1965 já estreava na TV Record, o programa Jovem Guarda. O programa foi exibido entre os anos de 1965 e 1968, sob o comando de Roberto Carlos que tinha ao seu lado, Erasmo Carlos (o Tremendão) e Wanderléa (a Ternurinha), que logo se tornou campeão de audiência nas tardes de domingo.

O nome do programa ajudou a consolidar um movimento musical que mesclava comportamento e moda e que introduziu e consolidou o rock no Brasil.

Sua carreira solo, como cantor de sucesso, começou em meados de 1965. Sua primeira música de sucesso foi Festa de Arromba, composta pela dupla Erasmo e Roberto, e lançada no primeiro disco do cantor. Outro destaque do mesmo disco foi Minha Fama de Mau.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo