Campanha de vacinação antirrábica acontece nas Zonas Norte e Oeste

Arquivado em:
Publicado Sexta, 06 de Outubro de 2023 às 13:24, por: CdB

A campanha acontece, como nos outros anos, de forma escalonada em cinco datas, sempre aos sábados, em diferentes grupos de bairros, a fim de alcançar todas as regiões do município.


Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro


A campanha de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), avança, neste sábado, pela Zona Oeste e parte da Zona Norte. Neste terceiro grupo, serão contempladas as regiões de Madureira, Pavuna, Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Serão cerca de 160 postos funcionando das 9h às 17h.




vacinacaoanimais.jpeg
A campanha vai contemplar as regiões de Madureira, Pavuna, Barra da Tijuca e Jacarepaguá

A campanha acontece, como nos outros anos, de forma escalonada em cinco datas, sempre aos sábados, em diferentes grupos de bairros, a fim de alcançar todas as regiões do município.


Os bairros contemplados nesta terceira etapa são: Acari, Anchieta, Anil, Barra da Tijuca, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Cidade de Deus, Coelho Neto, Costa Barros, Curicica, Deodoro, Engenheiro Leal, Freguesia, Gardênia Azul, Guadalupe, Itanhangá, Jacarepaguá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Pavuna, Pechincha, Piedade, Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Ricardo de Albuquerque, Rio das Pedras, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Valqueire.


– Esperamos manter a adesão histórica dos cariocas à campanha para garantir a proteção e saúde dos nossos cães e gatos, como vem ocorrendo há anos. O resultado disso é que há quase três décadas não temos casos de raiva em animais no Rio. A vacina é segura e é a principal forma de prevenção contra a raiva, que é uma doença fatal – diz Aline Borges, presidente do IVISA-Rio.


O município do Rio não registra casos de raiva em cães e gatos há 28 anos e, em humanos, há 37 anos. Esses resultados são possíveis graças à grande adesão à vacinação antirrábica, que é a principal forma de prevenção e controle da doença. No ano passado, a campanha do município vacinou mais de 480 mil animais domésticos, entre cães e gatos. Este ano, a meta do IVISA-Rio é vacinar cerca de 500 mil animais. Durante a campanha, poderão ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis.


Os próximos grupos de bairros da Zona Oeste receberão a campanha nos dias 21 de outubro e 11 de novembro. A relação dos postos desta terceira etapa está disponível neste link.



Datas e bairros das próximas etapas da campanha


21/10 – quarto grupo


Zona Oeste: Bangu, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Vila Kennedy.


11/11 – quinto grupo


Zona Oeste: Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Sepetiba


Feira das Yabás, em Madureira, terá ponto de vacinação


A tradicional Feira das Yabás, realizada no segundo domingo de cada mês na Praça Paulo Portela, em Madureira, receberá um ponto de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) neste domingo, das 13h às 17h. O posto ficará no início da feira, próximo à 29ª Delegacia de Polícia. A iniciativa faz parte do Vacina, Rio, uma grande mobilização intersetorial para levar a vacinação a locais de grande circulação de pessoas e recuperar as coberturas vacinais da população carioca.


Serão disponibilizadas todas as vacinas para o público a partir de 12 anos, incluindo covid-19 e gripe. No local, profissionais da SMS vão passar orientações para o público presente sobre a importância de manter o esquema vacinal atualizado e tirar dúvidas sobre a imunização. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.


A vacinação também pode ser realizada nas 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo