Campanha pede lei nacional contra exploração de metais a céu aberto

Arquivado em:
Publicado Terça, 27 de Setembro de 2011 às 12:27, por: CdB

Já basta de mineração metalífera a céu aberto e de radioativos. Essa é a nova campanha promovida pela organização Consciência Solidária juntamente com 22 artistas da Argentina. A Campanha, lançada hoje (27), pede a criação de uma lei nacional que proíba a exploração de metais a céu aberto com substâncias tóxicas e a extração de radioativos na Argentina.

Em um vídeo promovido para a Campanha, artistas argentinos explicam que as transnacionais mineiras atuam no país desde a década de 1990. Normas como a Lei de Investimentos Mineiros, o Código de Mineração, o Acordo Federal Mineiro e a Lei de Proteção Ambiental abriram as portas da Argentina para o investimento de empresas mineiras estrangeiras.

A Campanha ainda aproveita o vídeo para explicar o que é megamineração a céu aberto, uma atividade poluente e que traz danos ambientais e para saúde da população do país. "Um só anel de ouro equivale a 18 toneladas de detritos tóxicos”, afirmam os artistas no vídeo.

Contaminação de águas, empobrecimento e aumento da incidência de câncer são apenas algumas das consequências da megamineração enumeradas pela iniciativa. Por conta disso, a Campanha chama a população a assinar um documento pedindo uma lei contra a mineração a céu aberto e a extração de radioativos no país.

"Os cidadãos do território argentino dizem Não à mineração química, metalífera e radioativa em todas as suas modalidades (a céu aberto ou por galerias). Pedimos a anulação e derrogação da Lei de Investimentos Mineiros (Lei Nacional 24.196) e normas complementares. Exigimos a derrogação e anulação por parte da República Argentina do ‘Tratado de Integração Mineiro Argentino-Chileno' Sim à vida e à dignidade. Não ao saque, destruição e contaminação”, declaram os cidadãos no momento de adesão à Campanha.

Os/as interessados/as em participar da iniciativa podem assinar a petição pela criação da lei, colocar uma foto no mural do sítio da Campanha (http://www.decibastaya.org/index.php) e convidar os amigos para também aderir à iniciativa.

Tierra del Fuego sem mineração a céu aberto

Mais uma província na Argentina conseguiu ficar livre da mineração a céu aberto. Desde o último dia 21, está proibida a exploração em grande escala de minerais metalíferos a céu aberto na província de Tierra del Fuego. De acordo com informações do sítio No a la Mina, a lei foi sancionada no final de agosto e já foi promulgada e publicada no Boletim Oficial. Chubut, Río Negro, Tucumán, Mendoza, La Pampa, Córdoba e San Luis também já possuem legislações parecidas.

Para mais informações sobre a Campanha, acesse: http://www.decibastaya.org/index.php e http://www.concienciasolidaria.com.ar/index.htm#

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo