Campanha de incentivo à coleta seletiva será na Praça da Cruz Vermelha

Arquivado em:
Publicado Sexta, 15 de Março de 2024 às 14:15, por: CdB

A campanha de incentivo à coleta seletiva ocorre desde março do ano passado. Em 2023, as praças e praias foram o foco da Comlurb, com um total de 48 ações em pontos de grande visibilidade das Zonas Norte, Sul, Central e Oeste.


Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro


A  Comlurb promove, neste sábado, na feira livre da Praça da Cruz Vermelha, no trecho entre a Rua do Resende e a Rua Tadeu Kosciusko, no Centro, a partir das 8h, a campanha de conscientização de incentivo à coleta seletiva, estimulando nos cariocas a prática da separação de materiais potencialmente recicláveis em casa. O objetivo é fazer girar a roda da reciclagem, além de reforçar os roteiros da coleta seletiva.




coletaseletiva.jpeg
A campanha tem como objetivo principal aumentar a participação da população na separação, em casa, dos materiais potencialmente recicláveis

A campanha de incentivo à coleta seletiva ocorre desde março do ano passado. Em 2023, as praças e praias foram o foco da Comlurb, com um total de 48 ações em pontos de grande visibilidade das Zonas Norte, Sul, Central e Oeste. Este ano, as ações estarão concentradas nas feiras livres de todas as regiões da cidade.


Durante a campanha são distribuídos panfletos informativos, e técnicos da área tiram dúvidas e orientam a população. Atualmente, o serviço de coleta seletiva da Comlurb atende a 122 bairros do Rio. Todo o material coletado é entregue para as 28 cooperativas de catadores, que fazem a separação e comercializam os produtos. O lixo reciclável garante assim trabalho e renda aos cooperativados e suas famílias. Atualmente, o recolhimento porta a porta é feito uma vez por semana, em dias alternados aos da coleta domiciliar. A população pode se informar aqui sobre o dia e o horário da coleta em cada rua.


Para que o ciclo da reciclagem obtenha êxito cada vez maior é fundamental que os moradores participem desse processo, promovendo a separação do lixo em suas residências. Sem a participação da população, o serviço de coleta seletiva se torna improdutivo.



Prefeitura inicia neste sábado operação de nova linha do BRT Transbrasil


Mais uma linha de BRT começa a circular a partir deste sábado pela Transbrasil, corredor que consolida a implantação do sistema BRT na cidade pela prefeitura do Rio. Ainda em fase experimental, o serviço 90 (Fundão x Gentileza – parador) vai rodar já com o horário estendido, das 10h às 15h. A linha vai parar, por enquanto, apenas na estação Maré, na Transcarioca, e seguir pela Transbrasil direto até o Terminal Gentileza. Os intervalos são de 10 minutos.


A ampliação do horário de funcionamento nesta primeira fase operacional da Transbrasil passa a valer também para a linha 80 (Penha x Gentileza – parador), que começou a circular no dia 24/02, após a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza, das 12h às 14h. A partir de sábado, seu horário também será das 10h às 15h, com intervalos de 10 minutos.


No Terminal Gentileza, no Fundão e demais locais de embarque e desembarque, haverá operadores da MOBI-Rio orientando os passageiros sobre a nova linha 90 e o horário ampliado.


A abertura da Transbrasil está sendo feita em etapas pela Prefeitura. A fase inicial vai até o dia 30 de março, quando todas as estações do corredor estarão em funcionamento. A MOBI-Rio, empresa municipal responsável por administrar o sistema BRT, também opera na Transbrasil uma linha expressa de ônibus executivos que liga o Terminal Gentileza ao Aeroporto Internacional do Galeão. Com intervalos de 20 minutos, o serviço funciona todos os dias, das 6h à meia-noite.


Além do BRT e do serviço executivo Gentileza x Galeão, dez linhas de ônibus convencionais saem do Terminal Gentileza:


Linha 104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
Linha 108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea)
Linha 133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
Linha 301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
Linha 302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
Linha 353 (Terminal Gentileza x Gardênia Azul – via Praça Seca)
Linha 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
Linha SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)


O VLT também opera dentro do Gentileza. A linha 1 liga o terminal ao Aeroporto Santos Dumont.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo