Publicado Terça, 25 de Janeiro de 2022 às 10:30, por: CdB
Segundo o BC, “o Sistema de Valores a Receber registrou demanda acima da esperada, mas já estamos ajustando a capacidade de atendimento”. Não havia, no entanto, até esta tarde, qualquer previsão sobre o restabelecimento do site. “Os relatos que recebemos é de que o problema teve início na véspera, após as 20h”, informou a assessoria do banco, em nota pública.
Por Redação - de Brasília
O grande número de acessos ao site do Banco Central (BC), registrado no início da noite passada, resultou na sobrecarga em um sistema recém-criado pelo banco para ajudar as pessoas a identificar se têm algum dinheiro depositado em seu nome, sem que tenha conhecimento, o que pode ocorrer em casos de devolução de cobranças indevidas de tarifas, por exemplo.
Os provedores do BC não suportaram o número de consultas às contas esquecidas por clientes e saiu do ar por mais de 24 horas
Segundo o BC, “o Sistema de Valores a Receber registrou demanda acima da esperada, mas já estamos ajustando a capacidade de atendimento”. Não havia, no entanto, até esta tarde, qualquer previsão sobre o restabelecimento do site. “Os relatos que recebemos é de que o problema teve início na véspera, após as 20h”, informou a assessoria do banco, em nota pública.
O BC disponibilizou, há 24 horas, um serviço por meio do qual o cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras. O Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras, abriu uma funcionalidade para que o usuário verifique se tem direito a recursos.
Sobras
O Registrato fornecia, até então, consultas apenas sobre dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior. De acordo com o BC, existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, esperando serem sacados.
Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC. Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, e a instituição o meio de pagamento ou de transferência.
Na primeira fase do serviço, o Registrato divulgará R$ 3,9 bilhões que podem ser devolvidos decorrentes de contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito com termo de compromisso assinado com o BC, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.
Novo serviço
Ao longo do ano, o BC pretende ampliar a consulta para a devolução de valores decorrentes de tarifas ou obrigações de crédito cobradas indevidamente não previstas em termo de compromisso, contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível, contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários e demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.
Segundo o BC, os dados e os valores fornecidos no Registrato são de responsabilidade das próprias instituições financeiras. Em alguns casos, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas o órgão orienta o cidadão a sacar o dinheiro que lhe pertence de forma simples e ágil, por meio do novo serviço.
Como consultar
Para consultar se há saldo disponível a ser resgatado, acesse o portal de Valores a Receber do Banco Central. Em seguida:
• Clique em "Consulta ao Relatório Valores a Receber”;
• Clique em "Iniciar consulta”;
• Insira seu CPF ou CNPJ de sua empresa;
• Transcreva os caracteres para provar que você é humano;
• Se não tiver nada a receber, aparecerá a mensagem "Atualmente, você não possui valores a receber”;
• Se existe dinheiro a ser liberado, aparecerá "Consulta realizada com sucesso! Para saber mais detalhes dos valores a receber, acesse o Registrato”;
Como resgatar
Para resgatar os valores, é necessário logar no sistema Registrato, do Banco Central, ou na conta no portal gov.br:
• Clique em "Acessar Registrato" após checar se há valores a receber ou acesse o sistema de login do serviço;
• Escolha a opção de entrar pela sua conta gov.br ou login Registrato;
• Ao passar o cursor em cada uma das opções, é possível visualizar a opção de cadastro;
• Para acessar o saldo na plataforma do governo federal, além do cadastro com informações pessoais, é preciso ter um login nível prata ou ouro (oferecidos a quem já integrou a conta de seu banco à plataforma do governo ou registrou biometria facial no aplicativo Meu Gov.br);
• Para resgatar os valores via Registrato, sem a necessidade de logar na plataforma do governo, acesse a página de cadastro do serviço. É possível se cadastrar via aplicativo, internet banking ou baixando um certificado digital de segurança. A etapa é necessária para transferir os valores resgatados para a conta do titular do CPF.
O método mais simples é por meio do acesso ao Registrato no aplicativo do banco do titular. Veja os caminhos no aplicativo de cada banco disponível:
Banco do Brasil (Clique em: Menu > Serviços > Registrato)
Bradesco (Clique em: Registrato)
Caixa Econômica (Clique em: Senhas e Configurações > Registrato Banco Central)
Itaú (Clique em: Serviços > Registrato Banco Central)
Santander (Clique em: APP SANTANDER > Santander ON > Meu momento > Bacen Auto Credenciamento Registrato)
Sicoob (Clique em: APP SICOOB > Serviços > Registrato Banco Central)
Sicredi (Clique em: Sicredi X > Registrato)
Devolução do dinheiro
Para receber os valores, o cliente deve escolher a opção em que solicita ao banco a devolução do dinheiro via Pix. O pagamento deve acontecer em 12 dias úteis.
Caso o banco não tenha aderido ao pagamento via Pix, a instituição pode fazer a transferência via DOC ou TED no mesmo prazo.
Bancos que não aderiram ao acordo de pagamento com o Banco Central podem oferecer exclusivamente a opção "Solicitar via instituição", em que o cliente deve solicitar o pagamento diretamente ao banco.