Bulgária aprova transferência de mísseis defeituosos para Ucrânia

Arquivado em:
Publicado Terça, 26 de Setembro de 2023 às 14:46, por: CdB

O projeto de doação de mísseis defeituosos S-300 foi preparado pelas maiores coligações parlamentares do país. Além disso, o pacote proposto inclui munições retiradas do serviço para armas leves automáticas.


Por Redação, com Sputnik - de Kiev


O Comitê Especializado da Assembleia Nacional da Bulgária aprovou a transferência para a Ucrânia de mísseis defeituosos para sistemas antiaéreos S-300, relata a rádio nacional búlgara.




armamento.jpg
Comitê parlamentar da Bulgária aprova transferência de mísseis defeituosos S-300 para Ucrânia

O projeto de doação de mísseis defeituosos S-300 foi preparado pelas maiores coligações parlamentares do país. Além disso, o pacote proposto inclui munições retiradas do serviço para armas leves automáticas.


O Comitê Parlamentar de Defesa apoiou a iniciativa com 11 votos a favor e quatro votos contra. Agora a questão da transferência de mísseis S-300 será debatida na sessão geral do parlamento.


Os autores do projeto indicam que a Bulgária é incapaz de reparar os mísseis S-300 defeituosos, enquanto Kiev declarou estar pronta para colocá-los em serviço.


O projeto é contestado pelo Partido Socialista, cujos deputados afirmam que tal "presente" é uma "traição nacional" que deixa desprotegido o céu sobre a capital do país, a cidade de Sófia. Representantes do partido exigem a renúncia do ministro da Defesa, Todor Tagarev, que apoiou o projeto.


Rússia


A Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.


O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que os países da Aliança Atlântica estão "brincando com fogo" ao fornecerem armas para a Ucrânia.



Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo