BRT Transbrasil se transforma no maior corredor de arte urbana da América Latina

Arquivado em:
Publicado Quarta, 24 de Abril de 2024 às 14:11, por: CdB

O projeto Cores da Brasil levou para as estações do sistema de transporte, além de viadutos, terminais e passarelas, os grafites que já estampavam o Porto Maravilha. As novas cores, formas e significados tiveram por inspiração as obras do Profeta Gentileza.


Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro


Em pleno funcionamento na cidade do Rio de Janeiro, o BRT Transbrasil se transformou numa galeria de arte urbana a céu aberto, a maior da América Latina.




artbrt.jpeg
A estação Fiocruz foi uma das que ganhou o grafite do projeto Cores da Brasil

O projeto Cores da Brasil levou para as estações do sistema de transporte, além de viadutos, terminais e passarelas, os grafites que já estampavam o Porto Maravilha. As novas cores, formas e significados tiveram por inspiração as obras do Profeta Gentileza.


Para o projeto foram mapeados artistas moradores dos locais por onde a Transbrasil passa. Ao todo, 26 bairros foram contemplados com as obras de mais de 130 artistas. Mais de 30 mil latas de tintas e 10 mil latas de spray foram utilizadas. O pontapé inicial foi no Terminal Intermodal Gentileza, em setembro do ano passado, em muro de 450 metros do artista Lucas Cassarotti.


A iniciativa vai além da estética do corredor de BRT e da Avenida Brasil em si. O grafite garante a preservação das estações e terminais, inibindo pichações e aumentando o engajamento da população com o transporte público da cidade.


Em parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), a ação também abraçou o lado social, com a capacitação de jovens da cada região, que tiveram o primeiro contato com uma produção artística. Os contêineres operacionais utilizados na produção ficam de legado como escolas de capacitação em arte.



BRT Transbrasil


O BRT Transbrasil já está em operação na cidade. Com 25 quilômetros de extensão, 17 estações e dois terminais, ele tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. São três linhas operando atualmente, todos os dias, sempre das 4h à meia-noite: a linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador); a linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador); e a linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador). Além delas há o serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão, sem paradas, que opera diariamente, das 6h à meia-noite.



Terminal Intermodal Gentileza


Em operação desde o dia 23 de fevereiro, o Terminal Gentileza já opera com suas três plataformas em horário integral. As 15 linhas de ônibus convencionais municipais funcionam 24 horas por dia; as duas linhas do VLT circulam das 5h às 23h; e as três linhas do BRT rodam das 4h à meia-noite.



Cidadania Itinerante leva serviços para Recreio, Realengo e Gamboa


A Secretaria Especial de Cidadania levará os serviços do programa Cidadania Itinerante para a Zona Oeste e o Centro do Rio esta semana. Nesta quinta-feira, a equipe estará na Avenida Jarbas de Carvalho 1.580, no Recreio dos Bandeirantes, das 10h às 15h. Na sexta-feira, o atendimento acontece na Estrada Manuel Nogueira de Sá, 1.421, em Realengo, das 10h às 15h. E no sábado os serviços estarão disponíveis na Rua Bento Ribeiro, 86, Gamboa, no Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante.


Nas três ações, os consumidores poderão contar com o atendimento da equipe do Procon Carioca para registrar reclamações referentes a empresas ou serviços contratados. Para fazer os registros ou esclarecer dúvidas é preciso levar cópia dos documentos pessoais, além dos comprovantes de compra do produto ou do serviço contratado, como boletos e notas fiscais. As reclamações recebidas serão encaminhadas diretamente às empresas. Em até 30 dias, o consumidor terá retorno referente à questão.


Na ação de quinta-feira, estarão presentes equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Light. Já na ação de sexta, haverá oferta de gratuidade para documentos, como carteira de identidade, certidão de nascimento, certidão de óbito, certidão de casamento e termo de união estável, por conta da Fundação Leão XIII. Equipes das concessionárias Light e Zona Oeste + também estarão disponíveis para atendimento.


– O objetivo do Cidadania Itinerante é chegar a todas as localidades do município. Desta forma, conseguimos disponibilizar vários serviços da Prefeitura e agilizar a resolução das muitas demandas da população – afirmou o secretário especial de Cidadania, Leandro Pereira.



Serviço:


Cidadania Itinerante


Quinta-feira (25/4)
Recreio dos Bandeirantes
Endereço: Avenida Jarbas de Carvalho, 1.580
Horário: das 10h às 15h


Sexta-feira (26/4)
Realengo
Endereço: Estrada Manuel Nogueira de Sá, 1.421
Horário: das 10h às 15h


Sábado (27/4)
Gamboa
Endereço: Rua Bento Ribeiro, 86 – CRAI-Rio
Horário: das 10h às 15h






Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo