Brasil recebe nova linhagem de gripe aviária

Arquivado em:
Publicado Segunda, 26 de Fevereiro de 2007 às 19:39, por: CdB

O Brasil recebeu nesta segunda-feira uma nova linhagem de gripe aviária, desenvolvida nos Estados Unidos a partir de um vírus encontrado na Indonésia. A amostra que traz os genes do vírus, mas não causa a doença será estudada pelo Instituto Butantã. O objetivo é desenvolver uma vacina eficaz, segura e de baixo custo que possa ser usada na população brasileira em caso de uma pandemia.

A linhagem vinda do Centro para Controle de Doenças do governo americano é bastante diferente da versão recebida em janeiro de 2006, fornecida pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias Biológicas, do Reino Unido que era feita a partir de um vírus do Vietnã.

Além do Instituto, há apenas outros quatro centros no mundo que produzem vacinas contra o vírus H5N1. A versão da imunização obtida pelos pesquisadores brasileiros já se mostrou eficiente, em camundongos, com apenas duas doses. A obtida por cientistas norte-americanos só chega no mesmo nível com oito doses. A chave do bom resultado está nos compostos que o Instituto usa para melhorar a eficiência do tratamento. O principal deles é derivado da vacina contra coqueluche.

No momento, uma indústria de testes que funciona em caráter experimental com o vírus da gripe humana já é capaz de produzir de 20 mil a 100 mil doses de vacina por ano. Se uma fábrica de vacina contra a gripe aviária for realmente estabelecida, no caso de uma pandemia, ela poderá produzir 40 milhões de doses no mesmo período. O investimento estimado para sua instalação é de R$ 70 milhões.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo