Biden declara estado de emergência na Califórnia, em meio a tempestades

Arquivado em:
Publicado Segunda, 09 de Janeiro de 2023 às 10:04, por: CdB

Na última semana, o clima gerou violentas rajadas de vento que derrubaram caminhões, inundaram as ruas de pequenas cidades ao longo da costa norte da Califórnia e provocaram uma tempestade que destruiu um píer em Santa Cruz.

Por Redação, com Reuters - de Washington

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou uma declaração de estado de emergência para a Califórnia depois que uma semana de tempestades matou ao menos 12 pessoas nos últimos 10 dias e cortou a energia de centenas de milhares de residências e empresas no estado.

tempestadecalifornia.jpg
Na última semana, o clima gerou violentas rajadas de vento

A declaração de emergência autoriza a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) a coordenar os esforços de socorro e mobilizar recursos emergenciais, disse a Casa Branca em um comunicado.

Na última semana, o clima gerou violentas rajadas de vento que derrubaram caminhões, inundaram as ruas de pequenas cidades ao longo da costa norte da Califórnia e provocaram uma tempestade que destruiu um píer em Santa Cruz.

Mais de 560 mil casas sem energia

Chuvas torrenciais e ventos fortes deixaram centenas de milhares de casas e empresas sem energia na Califórnia no início deste domingo, enquanto a área se preparava para o próximo ataque devastador do mau tempo.

Mais de 560 mil residências ainda estavam sem energia na Califórnia na manhã de domingo, de acordo com dados do PowerOutage.us.

Ao menos seis pessoas morreram devido ao mau tempo desde o fim de semana de Ano Novo, incluindo uma criança morta por uma sequóia que caiu e destruiu uma casa móvel no norte da Califórnia.

Alerta

Enquanto isso, meteorologistas alertaram que outro “rio atmosférico” de ar tropical denso e úmido atingirá a Califórnia na segunda-feira com chuva e neve nas montanhas.

Um alerta meteorológico do NWS no sábado avisou que o efeito cumulativo de sucessivas tempestades de chuva desde o final de dezembro pode levar os rios a níveis recordes e causar inundações em grande parte da Califórnia Central.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo