Bicicletas ganham cada vez mais os corações de todo mundo

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Junho de 2023 às 14:16, por: CdB

Van der Schaaf afirma que Groningen foi uma das primeiras cidades da Europa a repensar o uso do Centro da cidade e considerar o planejamento com foco no ser humano. Hoje, é classificada como uma das cidades mais felizes do mundo.


Por Redação, com DW - de Berlim

Groningen é um paraíso dos ciclistas. Pouquíssimos carros circulam pelas ruas da cidade holandesa, lar de quase 240 mil pessoas. Em vez disso, muitos moradores usam a extensa rede de ciclovias e rodovias para chegar ao seu destino com rapidez e tranquilidade.

bicicleta-basileia-1.jpg
Basileia é uma das grandes cidades europeias que tem optado, cada vez mais, pela bicicleta


— Na década de 70, o centro de Groningen era totalmente diferente do que é hoje — diz Roeland van der Schaaf, ex-vereador especializado em desenvolvimento urbano.

Em entrevista à agência alemã de notícias Deutsche Welle (DW), ele lembra das ruas cheias de carros, na sua juventude.

— Decidimos que tinha que parar. Optamos por fazer um plano de trânsito da cidade onde nosso Centro fosse dividido em quatro partes, e não fosse possível se deslocar de uma parte a outra com o carro, apenas a pé ou de bicicleta.

Elétricas


Van der Schaaf afirma que Groningen foi uma das primeiras cidades da Europa a repensar o uso do Centro da cidade e considerar o planejamento com foco no ser humano. Hoje, é classificada como uma das cidades mais felizes do mundo.

— Perguntamos às pessoas: 'Que tipo de ruas vocês querem?' E essa é uma pergunta diferente de 'Onde você quer estacionar seu carro?’. E muita gente disse: Ah, a gente gosta de ver uma rua onde as crianças podem brincar, onde tem umas árvores, onde é fácil conhecer o vizinho. Quando você começa com essa pergunta, a discussão muda. — ressalta van der Schaaf.

A experiência holandesa tem, cada vez mais, inspirado outras cidades europeias. Em Barcelona, por exemplo, a cidade fechou certas áreas – conhecidas como "superquadras" – para o tráfego de carros. Exceções foram feitas para residentes locais e entregas.

Mesmo no Rio de Janeiro ou em São Paulo, duas das maiores cidades brasileiras, o uso das bicicletas — principalmente aquelas com motores elétricos para facilitar o trânsito em ladeiras e nas longas distâncias — tem sido cada vez maior. Os poderes públicos, em ambos os centros urbanos, são pressionados pela população a facilitar o trânsito sobre duas rodas, ainda que a realidade seja adversa.

‘Revolução’


Frans Timmermans, chefe de política climática da UE, falou à DW sobre a "revolução” do ciclismo na Europa em junho de 2022 – um desenvolvimento que foi, em parte, impulsionado pela pandemia de covid-19. Com muitas pessoas trabalhando em casa, cidades ao redor do mundo cederam algumas das faixas vazias de tráfego para outras formas de transporte. E em muitos lugares essa mudança se tornou permanente.

Em fevereiro passado, o Parlamento Europeu votou quase por unanimidade para dobrar o número de quilômetros pedalados na Europa até 2030. A Comissão Europeia agora quer desenvolver uma estratégia de ciclismo para o bloco e declarar 2024 como o Ano Europeu do Ciclismo.

Francke acrescenta que, além de ser ecologicamente correto e manter as pessoas em forma, o ciclismo traz outro benefício.

— Andar de bicicleta constantemente, movendo os pedais para cima e para baixo, tem um efeito mental positivo. Isso limpa a mente — concluiu.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo