Atletas cubanos pedem asilo após Jogos Pan-Americanos de Santiago

Arquivado em:
Publicado Sexta, 10 de Novembro de 2023 às 13:39, por: CdB

A delegação de Cuba que participou do Pan 2023 era formada por 412 atletas, mas apenas 391 retornaram à ilha caribenha, de acordo com a imprensa local. Cuba conquistou 69 medalhas nos Jogos Pan-Americanos, sendo 30 ouros, 22 pratas e 17 bronzes.


Por Redação, com ANSA - de Havana


A ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, afirmou que cinco atletas cubanos, após competirem nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, apresentaram pedidos de asilo no país.




atletas.jpg
Delegação de Cuba era formada por 412 atletas, mas apenas 391 retornaram à ilha

As solicitações foram realizadas por quatro jogadoras de hóquei sobre a grama e um velocista que disputa corrida com barreiras.


"Tomamos a decisão certa, agora nos sentimos livres. Só podíamos ver a família duas vezes por ano, se fosse urgente, tendo sempre que pedir autorização. E treinávamos sem sapatos, equipamentos e proteção. Tivemos que esperar uma doação e aguardar a autorização do país", explicaram Yunia Milanés, Lismary González e Geidy Morales à emissora Canal 13.


As cubanas, que já cogitavam a possibilidade de fuga antes mesmo do início do evento esportivo na capital chilena, deixaram a Vila Pan-Americana em 4 de novembro.


A delegação de Cuba que participou do Pan 2023 era formada por 412 atletas, mas apenas 391 retornaram à ilha caribenha, de acordo com a imprensa local.


Sobre os atletas que desertaram, Tohá indicou que não sabe o paradeiro deles, mas não descartou a hipótese de terem ficado em Santiago a turismo. O visto de permanência no Chile é válido até 12 de novembro.


Cuba conquistou 69 medalhas nos Jogos Pan-Americanos, sendo 30 ouros, 22 pratas e 17 bronzes. A ilha caribenha ficou na quinta posição do ranking, atrás apenas de Estados Unidos, Brasil, México e Canadá.



Os atletas


Segundo o subsecretário, os atletas estão atualmente "em uma situação legal do ponto de vista migratório, uma vez que, entre outras coisas, o visto pode ser renovado por mais 90 dias, sempre dentro de um quadro de total conformidade."


Ao menos seis atletas da equipe de hóquei na grama e um atleta corredor medalhista de bronze nos 400 metros com barreiras deixaram a vila dos Jogos Pan-Americanos durante o fim de semana, antes do término do evento.


A seleção cubana conquistou 69 medalhas, incluindo 30 de ouro, terminando em quinto lugar no quadro de medalhas, atrás dos Estados Unidos, Brasil, México e Canadá.


Apesar dos sucessos esportivos, cerca de 60 atletas abandonaram Cuba ao longo de 2023 aproveitando a participação em competições no exterior.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo