Ativista foge da Rússia vestida de entregador de comida

Arquivado em:
Publicado Quarta, 11 de Maio de 2022 às 10:16, por: CdB

De acordo com o jornal New York Times, a mulher ficou escondida em um apartamento de um amigo em Moscou e conseguiu chegar em Vilnius, na Lituânia, após ter se disfarçado de entregador de comida para evitar a polícia russa.

Por Redação, com ANSA - de Moscou

A ativista política Maria Alyokhina, uma das integrantes da banda de punk rock Pussy Riot, fugiu da Rússia disfarçada de entregador de comida. Ela estava desaparecida e foi declarada como fugitiva em abril.
ativista-300x169.jpg
Maria Alyokhina é uma das integrantes do Pussy Riot
De acordo com o jornal New York Times, a mulher ficou escondida em um apartamento de um amigo em Moscou e conseguiu chegar em Vilnius, na Lituânia, após ter se disfarçado de entregador de comida para evitar a polícia russa. Em uma entrevista ao periódico norte-americano, Alyokhina comentou que "ainda não entende completamente" o que fez para ser perseguida pelas autoridades da Rússia. No final de abril, um tribunal de Moscou ordenou que a mulher fosse detida por violar as medidas de sua liberdade condicional.
Já em setembro passado, a ativista foi condenada por ter convocado um protesto contra a prisão do opositor Alexei Navalny.

Pussy Riot

O Pussy Riot começou a chamar atenção das autoridades russas em meados de 2012, quando a banda fez um protesto contra o presidente do país, Vladimir Putin, em uma catedral em Moscou. Lucy Shtein, que também faz parte do Pussy Riot, postou em suas redes sociais uma imagem de Alyokhina vestida com um uniforme verde e carregando nas costas uma bolsa utilizada por entregadores de comida. Além de Alyokhina, dezenas de milhares de russos também precisaram fugir do país desde o início da invasão na Ucrânia. Um dos casos mais famosos foi o da jornalista Marina Ovsyannikova, que ficou mundialmente conhecida após fazer um protesto contra a guerra durante um noticiário de TV.  
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo