Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2024

Amazonas: operação combate desmatamento e queimadas

Arquivado em:
Segunda, 14 de Outubro de 2024 às 14:05, por: CdB

A retomada das intensas fiscalizações em locais estratégicos no interior do Amazonas, acontece desde 1° de outubro, a partir de denúncias e multas aplicadas pelo Ibama.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Força Nacional, iniciou a Operação Atmosfera II para combater crimes ambientais, principalmente incêndios florestais e desmatamento em terras da União, nos municípios de Apuí e Humaitá. Foram percorridos mais de 3,5 mil quilômetros de terras da União afetadas por incêndios florestais e desmatamentos.

OPERACAO.jpeg
A Operação Atmosfera II é uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Força Nacional

A retomada das intensas fiscalizações em locais estratégicos no interior do Amazonas, acontece desde 1° de outubro, a partir de denúncias e multas aplicadas pelo Ibama.

Os policiais realizaram a identificação de possíveis autores dos ilícitos que estava de posse de um soprador, motosserras e espingardas utilizados para a prática dos crimes ambientais.

A Operação não tem data prevista para acabar e tem como principal objetivo averiguar a prática de ilícitos ambientais, principalmente nesse momento em que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa.

Operação contra suposta invasão de áreas públicas prende seis no Acre

Agentes públicos prenderam, no sábado, no Acre, ao menos seis pessoas investigadas por suspeita de participação de suposto esquema de ocupação irregular de áreas públicas, desmatamento e exploração ilegal de recursos naturais de terras protegidas.

As prisões, em flagrante, ocorreram no âmbito da Operação Usurpare, realizada pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Militar do Acre (PM-AC).

Em nota, a PF informou que as “crescentes atividades ilegais de ocupação e desmatamento em [área destinada a] assentamento do Incra, em Acrelândia (AC), estavam expondo a perigo a integridade ambiental e o patrimônio público federal”.

Recursos naturais

Segundo a Polícia Federal, os investigados ocupavam irregularmente e extraiam recursos naturais, como a madeira de árvores, de áreas protegidas, principalmente as de proteção permanente do imóvel, asseguradas por lei como espaços para preservação da biodiversidade; proteção do solo e garantia do bem-estar da população.

Ainda de acordo com a PF, durante a ação, os agentes federais apreenderam duas armas de fogo. A reportagem não conseguiu contato com alvos da operação. 

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo