África do Sul precisou de pressão para preparar Copa, diz Fifa

Arquivado em:
Publicado Terça, 02 de Março de 2010 às 07:32, por: CdB

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta terça-feira que precisou pressionar os organizadores da Copa do Mundo da África do Sul para acelerarem os preparativos, mas que o país foi uma boa escolha para sediar o evento deste ano.

A cem dias do início da Copa, o suíço usou uma entrevista coletiva para novamente reagir àqueles que duvidavam da capacidade sul-africana para realizar uma Copa do Mundo.

– De vez em quando tínhamos de colocar alguma pressão, mas nunca tive qualquer dúvida. Agora é hora de o mundo do futebol aceitar que o torneio irá adiante na África do Sul – declarou.

– Avançamos muito até chegarmos aqui, a apenas cem dias do pontapé inicial. Foi um longo caminho, pavimentando pela confiança, mas também pela paciência – acrescentou o dirigente, repetindo um bordão dos últimos meses.

– Havia muito a fazer para mudar as mentalidades e convencer as pessoas, mesmo dentro da Fifa – afirmou ele, sobre a decisão de restringir a países africanos a candidatura para a Copa de 2010.

Ele disse que levar a Copa para o continente era uma promessa dele na campanha para a presidência da Fifa, em 1998, e por isso o evento é "um sonho que virou realidade".

– Nós acreditamos nesta Copa do Mundo, mas por que o mundo não quer acreditar? É fácil. É só confiar – disse.

O vice-presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, disse na entrevista coletiva que o país já está colhendo os frutos econômicos do evento.

– Investimos bilhões em infraestrutura antes da recessão mundial, e esses benefícios já foram sentidos por todos os sul-africanos. Receber a Copa do Mundo dará um importante impacto para o turismo. O país tem a ganhar enormemente com isso – disse.

Motlanthe recomendou ao setor turístico que evite a ganância, e fez uma referência direta aos preços das passagens aéreas domésticas durante a Copa.

– Não haverá exploração contra quaisquer passageiros por meio do aumento artificial dos preços das passagens aéreas – prometeu, embora aumentos substanciais já tenham ocorrido.

A entrevista coletiva ocorreu ao final de uma turnê de dirigentes da Fifa e organizadores locais pelas dez cidades-sede.

Na quarta-feira, as atenções se voltam para a seleção local, que após uma série de maus resultados enfrenta a Namíbia em amistoso.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo