Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

Acusado de lavagem de dinheiro, George Santos, deputado dos EUA é preso

Arquivado em:
Quarta, 10 de Maio de 2023 às 11:56, por: CdB

Filho de brasileiros, o congressista do Partido Republicano é acusado de uma série de crimes e se entregou às autoridades antes de audiência em um tribunal federal em Long Island.


Por Redação, com CartaCapital - de Nova York


O deputado norte-americano George Santos, de origem brasileira e membro do Partido Republicano, foi preso nesta quarta-feira, em Nova York, nos Estados Unidos. Santos, de 34 anos, é investigado pelo Departamento de Justiça norte-americano é acusado de uma série de crimes financeiros, como fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos. Trumpista, ele ganhou notoriedade após admitir que mentiu no currículo usado para se eleger.




georgesantos.png
George Santos, deputado do Partido Republicano, foi preso nos EUA

Na manhã desta quarta-feira, o deputado se entregou às autoridades federais do país antes de comparecer a um tribunal federal em Central Islip, em Long Island, no Estado de Nova York, o que deve acontecer ainda nesta quarta.


Uma das linhas de investigação contra Santos aponta que ele teria incentivado apoiadores a doarem dinheiro para uma empresa falsa, sob a justificativa de que o valor seria utilizado para sua campanha. Ao invés disso, o deputado teria utilizado o valor para despesas pessoais, como roupas de grife.


Desde que Santos foi eleito deputado, a imprensa norte-americana começou a investigar os aspectos do seu currículo e o seu histórico no país. As investigações apontam que George Santos teria mentido sobre vários temas: o fato de possuir diplomas da Universidade de Nova York, o que foi desmentido pela instituição; a alegação de ter sido funcionário dos bancos Goldman Sachs e Citigroup, o que foi negado pelas instituições.


No final do ano passado, Santos admitiu que inventou a maior parte do seu currículo. O jornal norte-americano The Washington Post definiu as “inúmeras falsidades” de George Santos como “uma piada nacional”.



Partido Republicano


Membros do Partido Republicano, assim como eleitores de Santos, já pediram a renúncia do deputado. Em março, o Comitê de Ética do Congresso norte-americano abriu uma investigação contra ele, visando investigar violações em leis federais do país.


Além das acusações de lavagem de dinheiro e desvio de verbas públicas, Santos é investigado por declarações falsas à Câmara dos Representantes dos EUA. Segundo o jornal The New York Times, as penas para os casos, somadas, podem chegar a 20 anos de prisão. Ele é acusado, até o momento, de 13 crimes.



Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo