Ações da Vigilância Sanitária de Niterói de fiscalização ao pescado prosseguem até a Sexta-Feira Santa

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 10:47, por: CdB

Qua, 28 de Março de 2012 19:43

O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Divisão de Fiscalização realizou nesta terça-feira (27/03) a fiscalização ao comércio de pescado no Centro de Niterói. O objetivo é dar continuidade à verificação das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos.
 
Pela manhã, seis fiscais e uma veterinária orientaram os comerciantes de 13 bancas de peixe da Galeria Carreteiros. Ainda no local, os agentes também visitaram quem comercializa outros alimentos e verificaram o estado de conservação de algumas embalagens, como as de ovos e de outros produtos. As ações irão continuar até a Sexta-Feira Santa também nos estabelecimentos que vendem pescado, e que funcionam fora de galerias e centros comerciais.

 

Na última sexta-feira, dia 24, quando a fiscalização ao comércio de pescado foi iniciada foram vistoriados 39 boxes do Mercado de Peixe São Pedro.


Segundo o chefe da Vigilância Sanitária, Zamir Martins, as ações são de ordem preventiva e não visam multar, mas sim dar orientação aos comerciantes sobre a maneira correta de acondicionar o pescado, bem como informar as condições de funcionamento do estabelecimento, entre outras.


Além da fiscalização ao comércio local, o chefe do Devic orienta a população para que redobre a atenção na hora de comprar peixe, observando e seguindo algumas recomendações básicas: os olhos devem estar brilhantes; as guelras devem apresentar a cor vermelha; as escamas e a pele devem estar firmes quando pressionadas, Nos supermercados, o consumidor deve observar informações na embalagem do produto como validade, origem e aspectos nutricionais.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo