Nino Burdzhanadze assume a presidência da Geórgia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 22 de novembro de 2003 as 14:05, por: CdB

A presidente do Parlamento em fim de mandato da Geórgia e uma das líderes da oposição, Nino Burdzhanadze, anunciou neste sábado, que estava assumindo a Presidência do país devido à “impossibilidade de confirmar a capacidade de Eduard Shevardnadze de cumprir suas funções”.

– Como não sabemos se Shevardnadze está em condições de trabalhar e se ele pode cumprir suas funções, eu, como presidente do Parlamento, assumo as funções de chefe de Estado de acordo com a Constituição- afirmou Burdzhanadze à imprensa.

Burdzhanadze é a presidente do Parlamento que  deveria encerrar seu mandato com a posse do novo Legislativo, cujo poder a oposição não reconhece por considerar que o pleito em que este foi eleito foi fraudulento.

De acordo com a Constituição da Geórgia, em caso de incapacidade do chefe de Estado do país, a Presidência da nação é assumida pelo presidente do Parlamento por um prazo de 45 dias, durante o qual devem ser realizadas eleições.

– O povo georgiano venceu. Hoje, o principal é manter a paz e a estabilidade. Estamos felizes que nem uma só gota de sangue foi derramada-declarou a líder opositora.

Burdzhanadze chamou a polícia e as forças de Segurança e do Exército a “passarem para o lado do povo”.