Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2024

Trem de alta velocidade vai conectar Berlim e Paris

Arquivado em:
Quarta, 25 de Setembro de 2024 às 11:10, por: CdB

Nova conexão será inaugurada pelas operadoras ferroviárias Deutsche Bahn e SNCF em dezembro, e deve ter duração de oito horas. Trajeto deve custar cerca de R$ 366.

Por Redação, com DW – de Berlim

A operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn anunciou na terça-feira que vai inaugurar um novo trem de passageiros de alta velocidade, capaz de viajar entre Berlim e Paris em aproximadamente oito horas.

trem.jpg
Operadora ferroviária Deutsche Bahn investe em novas rotas internacionais, conectando a Alemanha à França e Itália

A primeira partida está programada para dezembro de 2024 e o trajeto será operado em conjunto com a francesa SNCF.

– Esta é a primeira conexão direta diurna entre as capitais da Alemanha e da França, e é também um símbolo de uma Europa em crescimento – disse Michael Peterson, executivo da Deutsche Bahn.

– Essa nova conexão é mais uma prova da amizade franco-alemã e contribui para uma meta compartilhada por nossos dois países: uma maior mobilidade livre de CO2 – acrescentou Alain Krakovitch, da SNCF.

Como será a viagem?

O trem deverá partir de Berlim sempre às 11h54 e chegar à estação Gare de l’Est, em Paris, às 19h55. No sentido inverso, ele sairá de Paris às 9h55 e chegará a Berlim às 18h03.

A rota fará uma parada em Estrasburgo, na França, e não em Saarbrücken, conforme pedido inicialmente pela Deutsche Bahn. Ela também fará paradas nas cidades alemãs de Frankfurt e Karlsruhe.

As passagens de segunda classe estarão disponíveis a partir de 60 euros (R$ 366), valor que fica levemente acima dos voos operados por companhias aéreas mais baratas entre as duas capitais.

Com essa rota, o número de conexões diárias entre a França e a Alemanha sobe de 24 para 26. Atualmente a rede ferroviária de alta velocidade já inclui rotas como a que conecta Marselha e Bordeaux, na França, a partir de Frankfurt.

Já existia um trem Paris-Berlim?

Berlim e Paris eram conectadas por um serviço de trem noturno de longa distância, operado pela empresa de transporte austríaca Austrian Railways, mas o trajeto, que dura 14 horas, está suspenso devido a obras.

A Deutsche Bahn também está planejando outras novas conexões internacionais. Entre elas estão as rotas de Munique, na Alemanha, para Milão e Roma, na Itália, em colaboração com a operadora ferroviária Trenitalia. Elas devem sair do papel em 2026.

De acordo com Peterson, a demanda por viagens internacionais de trem tem crescido mais rapidamente do que as rotas domésticas.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo