Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2024

Relatório sobre apagão exclui hipótese de sabotagem contra o sistema

Arquivado em:
Quarta, 16 de Agosto de 2023 às 19:00, por: CdB

Sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Rui Costa reiterou as garantias dadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que todas obras serão tocadas independentemente de partido ou grupo político ao qual governadores e prefeitos estejam ligados.


Por Redação - de Brasília

Ministro-chefe da Casa Civil, o ex-governador baiano Rui Costa afirmou, nesta quarta-feira, que até o momento, não há razão que explique a queda de energia ocorrida na terça-feira em várias partes do país, mas excluiu a hipótese de um ato de sabotagem contra o sistema elétrico brasileiro. Em entrevista a jornalistas, nesta manhã, Costa reiterou a confiança na higidez do sistema e reafirmou que ocorrido não se deve a falta de capacidade de geração, mas a um possível erro humano ou falha técnica.

rui-costa.jpg
Ministro-chefe da Casa Civil, o ex-governador da Bahia Rui Costa está entre os nomes de confiança do presidente Lula


— Falei pela manhã com o ministro de Minas e Energia (Alexandre Silveira). Estamos determinados e cobrando urgência para o detalhamento das causas desse apagão. Não há razão para este apagão — declarou o ministro.

Colapso


Costa lembrou ainda que, em outras situações, o país viveu apagões, mas por crise de geração de energia.

— Ou seja, os reservatórios de água estavam em baixa e havia mais demanda que oferta de energia. Isso levava ao colapso do sistema. Não é o caso nesse momento. Estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão cheios e temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Então não há razão nem de oferta, nem de demanda para ter tido esse colapso — acrescentou.

É preciso agora, segundo o ministro, identificar o que aconteceu.

— Espero que, o mais rápido possível, consigamos dizer à sociedade — complementou, ao informar que Silveira já solicitou investigações inclusive policiais sobre o episódio, caso não haja, por parte dos operadores do sistema, uma “resposta firme” que esclareça a todos sobre o que causou a queda de energia.

Vontade


Sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Rui Costa reiterou as garantias dadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que todas obras serão tocadas independentemente de partido ou grupo político ao qual governadores e prefeitos estejam ligados.

Há vontade política por parte do governo, adiantou Costa, em ajudar empresas a retomarem seu equilíbrio financeiro para finalizar obras paralisadas. Nesse sentido, foi elaborado um roteiro com a ajuda do Tribunal de Contas da União (TCU) para reabilitar contratos ou, se for o caso, viabilizar a relicitação.

Rui Costa acrescentou que alguns projetos em tramitação no Congresso Nacional podem influir diretamente para o bom andamento do PAC, e que eles estão sendo acompanhados de perto pelo governo federal.

— Fizemos uma lista desses projetos. Vamos agora chamar autores e relatores para dialogar — concluiu.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo