Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado após reunião de governo

Arquivado em:
Publicado Quarta, 15 de Maio de 2024 às 13:11, por: CdB

O político foi alvejado enquanto conversava com a multidão que o aguardava em frente a um centro cultural. O agressor que efetuou o disparo foi preso logo após a ação.


Por Redação, com ANSA - de Bratislava


O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado nesta quarta-feira durante a saída de uma reunião do governo em Handlova, nas proximidades de Bratislava.




minisstro.jpg
Robert Fico, o primeiro-ministro da Eslováquia

De acordo com a emissora britânica BBC, o político foi alvejado enquanto conversava com a multidão que o aguardava em frente a um centro cultural. O agressor que efetuou o disparo foi preso logo após a ação.


Um grupo de jornalistas presentes no local revelou que mais de um tiro teria sido disparado durante o ataque. Os projéteis teriam acertado a região do peito de Fico.



Governo eslovaco


O chefe de governo eslovaco, de 59 anos, foi levado às pressas para um hospital na cidade de Banská Bystrica, onde realiza uma cirurgia de emergência, e está "entre a vida e a morte". Uma publicação feita em suas redes sociais confirmaram que ele foi atingido "várias vezes" e no "abdômen".


– Fiquei sabendo, com profundo choque, da notícia do ataque covarde ao premiê Robert Fico. Todos os meus pensamentos estão com ele, a sua família e o simpático povo eslovaco. Em nome do governo italiano, expresso a mais veemente condenação de qualquer forma de violência e ataque aos princípios fundamentais da democracia e da liberdade – escreveu a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.


O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, expressou que está "muito preocupado" com o ataque a tiros sofrido por Fico.




Edições digital e impressa

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo