Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2024

PF desarticula quadrilha que traficava imigrantes bolivianos

Arquivado em:
Terça, 24 de Setembro de 2024 às 11:22, por: CdB

Segundo as investigações, o grupo criminoso aliciava trabalhadores bolivianos por meio de redes sociais e rádios online.

Por Redação, com CartaCapital – de Brasília

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, a Operação Libertad, que visa desmantelar um grupo criminoso especializado no tráfico de imigrantes bolivianos, forçados a trabalhar em condições análogas à escravidão em fábricas clandestinas no Brasil.

operacaopf.jpg
PF desarticula quadrilha que traficava imigrantes bolivianos para trabalho análogo à escravidão

A ação resultou no cumprimento de 36 mandados de busca e apreensão e 16 medidas cautelares, além da suspensão das atividades econômicas de 26 estabelecimentos. Os mandados foram executados em São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Ribeirão das Neves (MG), Belo Horizonte (MG) e Corumbá (MS).

Segundo as investigações, o grupo criminoso aliciava trabalhadores bolivianos por meio de redes sociais e rádios online, oferecendo falsas promessas de emprego no Brasil. Ao chegar ao País, os imigrantes eram submetidos a jornadas exaustivas e condições degradantes, caracterizando tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão.

Os nomes e os ramos de atuação das empresas fechadas pela operação ainda não foram divulgados. Sabe-se, no entanto, que a maioria das fábricas ficava em São Paulo.

Entre os crimes investigados estão contrabando de migrantes, tráfico internacional de pessoas e exploração de mão de obra em condições sub-humanas.

PF prende mulher tentando embarcar com droga para Espanha

A Polícia Federal prendeu na segunda-feira, uma passageira que tentou realizar os procedimentos migratórios transportando volumes com droga fixados ao seu corpo e dentro de peças íntimas de roupa.

Policiais federais, acionados por Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC’s), ao realizarem busca pessoal em uma brasileira que pretendia viajar para a Espanha, encontraram, ficados às coxas, pernas e dentro das peças íntimas de roupa que ela usava, volumes contendo 2 kg de cocaína.

A suspeita foi conduzida à delegacia da PF onde foi presa em flagrante. Ela será apresentada à Justiça Federal onde poderá responder pelo crime de tráfico Internacional de drogas.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo