Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2024

Operação mira esquema de corrupção na prefeitura de Ilhéus, na Bahia

Arquivado em:
Quinta, 26 de Setembro de 2024 às 11:24, por: CdB

Os agentes cumpriram 17 mandados de busca e apreensão em Ilhéus, em Salvador e em outros três municípios baianos: Itabuna, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.

Por Redação, com CartaCapital – de Brasília

A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira uma operação para combater possíveis fraudes em licitações e desvios de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Ilhéus, no litoral sul da Bahia. Os contratos investigados somam mais de R$ 45 milhões.

operacaobahia.jpg
Agentes estiveram na sede da prefeitura da cidade baiana

Entre os endereços visitados pelos agentes está a sede da prefeitura da cidade. Os agentes cumpriram 17 mandados de busca e apreensão em Ilhéus, em Salvador e em outros três municípios baianos: Itabuna, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.

Em contato com CartaCapital, a PF informou que não pode divulgar os nomes dos alvos das buscas da operação em andamento. Reportagem do portal G1, no entanto, afirma que o prefeito Mario Alexandre (MDB), o Marão, é um dos investigados, assim como o ex-secretário de Gestão da prefeitura Bento Lima, candidato à prefeitura pelo PSD e aliado de Marão.

O esquema, segundo as investigações, envolvia pagamento de propina a agentes públicos para beneficiar empresas em licitações e contratos com a prefeitura nas áreas de saúde, educação e limpeza urbana. Os gastos ainda eram superfaturados.

O esquema

A Justiça determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos no esquema, além da apreensão de valores. Imagens divulgadas pela própria PF mostram centenas de milhares de reais em dinheiro vivo apreendido em um dos endereços onde houve operação de busca. Ainda não há um balanço oficial sobre as apreensões.

Os investigados podem responder por crimes de fraude em licitação, corrupção passiva e ativa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

O site CartaCapital entrou em contato com a prefeitura de Ilhéus pelos telefones disponibilizados no site oficial, mas não conseguiu contato até a publicação deste texto. O espaço segue aberto para manifestações.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo