Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2024

Lula reúne-se com Obrador, em agenda política entre aliados

Arquivado em:
Segunda, 30 de Setembro de 2024 às 20:31, por: CdB

No encontro, houve a realização de painéis sobre investimentos, segurança alimentar e exploração de alimentos, cadeias produtivas e sobre a indústria e seus desafios para chegar à sustentabilidade energética.

Por Redação, com agências internacionais – de Cidade do México

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou na tarde desta segunda-feira da abertura de um fórum empresarial Brasil-México, que conta com cerca de 400 empresários, sendo 150 deles brasileiros, na Cidade do México, onde chegou na véspera para uma agenda de três dias no país centro-americano. 

lula-obrador.jpg
Lula reúne-se com Lopes Obrador, presidente do México

No encontro, houve a realização de painéis sobre investimentos, segurança alimentar e exploração de alimentos, cadeias produtivas e sobre a indústria e seus desafios para chegar à sustentabilidade energética.

Lula participará, na terça-feira, da posse da presidente eleita mexicana, Cláudia Sheinbaum. Trata-se da primeira visita do chefe do Executivo brasileiro ao México, no atual mandato. Ainda nesta segunda-feira, Lula reuniu-se com o atual presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador.

A questão da Venezuela, que vive mais uma crise interna após as eleições presidenciais ocorridas em julho último, esteve na pauta da reunião com Obrador, mas sem nenhum resultado prático, uma vez que o mandato do líder mexicano de centro-esquerda está, praticamente, no fim.

 

Tratativas

No início de agosto, Brasil, México e Colômbia chegaram a participar das negociações com o governo venezuelano, em busca de um consenso sobre a reeleição de Nicolás Maduro, contestada pela oposição liderada pelo candidato derrotado Edmundo Gonzalez, que não aceitou o resultado das urnas e alegou fraude por parte do adversário reeleito. Logo em seguida, o México decidiu se retirar das tratativas e permaneceram apenas Brasil e Colômbia no grupo que ainda pede a liberação das atas eleitorais, até agora sem sucesso.

O Itamaraty não confirmou, até o início desta noite, se haverá encontros bilaterais com outros líderes presentes na posse, mas há espaço de sobra na agenda presidencial, caso seja do interesse de Lula. Na terça-feira, o líder brasileiro participará da posse de Sheinbaum e retornará a Brasília no início da noite.

Ainda nesta tarde, Lula reuniu-se com a presidente eleita. De acordo com o Planalto, o encontro tratou, prioritariamente, do meio ambiente, crise climática; das questões de gênero e as relações comerciais entre os dois países.

 

Programa

A viagem também tem o objetivo de aumentar o comércio entre os dois países. A secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan, disse na última quarta-feira, que a área com maior potencial para crescimento das exportações brasileiras para o México é a de alimentos.

O atual governo mexicano tem um programa para reduzir o preço da comida que, segundo ela, dá a oportunidade para vender mais produtos agrícolas. Ainda no front comercial, ambos os países têm interesses em comum na questão petrolífera.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo