Publicações arquivadas em Política

TSE quer investigar riscos à normalidade eleitoral, no país

Publicado em: Quinta, 23 de Maio de 2024 às 19:41
O então corregedor-geral eleitoral Luis Felipe Salomão propôs o inquérito por meio de uma portaria, aprovada pelo Plenário do TSE para apurar fatos que possam configurar crimes eleitorais relativos aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições em 2022.

Ex-comunista tem apoio de radicais da extrema direita, em lançamento de livro

Publicado em: Quinta, 23 de Maio de 2024 às 19:36
Ainda no governo da presidenta deposta em um golpe de Estado, consolidado em 2016, Rebelo já dava sinais de que mudara de camisa. Durante a tentativa violenta de ruptura do Estado Democrático e de Direito, no 8 de Janeiro, o ex-dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou a debandada, ao classificar como “fantasia” a alegação de que os atos terrorista visavam um novo golpe de Estado.

Lula comemora reconhecimento do Estado palestino por países da UE

Publicado em: Quinta, 23 de Maio de 2024 às 19:29
Lula acrescentou que o Brasil foi um dos primeiros países na América Latina a assumir essa posição, em 2010. Na ocasião, o país reconheceu o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.

Ultradireita, na Câmara, consegue aprovar ataque direto ao MST

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 18:37
Além do governo, encaminharam o voto contrário ao projeto os partidos PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL e Rede. As demais legendas apoiaram a medida. A Câmara ainda precisa votar alguns destaques que pretendem alterar o texto.

Lira oferece a Lula direito de veto ao nome que ele indicar à sucessão

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 18:30
Há ao menos quatro deputados que se apresentam como pré-candidatos atualmente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). Entre os postulantes, Elmar Nascimento é considerado o mais próximo de Lira. Mas, segundo relatos, o próprio presidente da Câmara tem dúvidas sobre a viabilidade da candidatura.

Moro consegue assegurar mandato, mas PL adianta que vai recorrer ao STF

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 18:26
Ainda em 2021, Moro estava no Podemos e realizou atos de pré-candidatura à Presidência da República. Segundo a acusação, houve "desvantagem ilícita" em favor dos demais concorrentes ao cargo de senador diante dos "altos investimentos financeiros" realizados antes de Moro deixar a sigla e se candidatar ao Senado pelo partido União Brasil.

PT critica mídia conservadora, por apostar contra o país

Publicado em: Terça, 21 de Maio de 2024 às 19:27
Em um post na rede X (ex-Twitter), Hoffmann apontou a incongruência entre os resultados alcançados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a narrativa pessimista promovida pela mídia patronal, principal aliada do mercado financeiro.

STF torna Zambelli e Delgatti Neto réus por acesso ilegal a dados do CNJ

Publicado em: Terça, 21 de Maio de 2024 às 19:22
A investigação apontou que eles inseriram documentos falsos no sistema do órgão, como um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ao receber a denúncia, a Corte torna Zambelli e Delgatti réus no Supremo, e responderão aos crimes em ação penal específica, a ser julgada em Plenário.

Missão do PT nas próximas eleições é derrotar bolsonarismo, afirma Rui Falcão

Publicado em: Terça, 21 de Maio de 2024 às 19:18
Falcão esteve, semana passada, na primeira rodada de um ciclo de debates promovido pela revista CartaCapital para celebrar seus 30 anos. Para o líder petista, será necessário promover, em outubro, “um grande debate político”, fundamentado na defesa da democracia, na necessidade de um desenvolvimento nacional sobre novas bases e na redução da desigualdade.

Cármen Lúcia assume o TSE com a missão de apaziguar os ânimos

Publicado em: Segunda, 20 de Maio de 2024 às 19:06
Presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por sua vez, também tem buscado o presidente da Corte com o objetivo de evitar a perda dos mandatos de dois senadores sob risco de cassação: Jorge Seif (PL-SC) e Moro. Nas conversas, Pacheco pediu a Moraes que ambos fossem tratados pelo Tribunal como senadores eleitos por seus Estados.

Tarcísio avisa que, por enquanto, não vai se filiar ao PL de Bolsonaro

Publicado em: Segunda, 20 de Maio de 2024 às 19:00
Tarcísio, que foi eleito com o apoio de Bolsonaro, é visto como o principal herdeiro do bolsonarismo nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2026. Apesar do apoio do Republicanos a Bolsonaro, o partido atualmente integra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocupando o Ministério de Portos e Aeroportos. 

Gonet pede que STF assegure investigação sobre bomba em aeroporto

Publicado em: Segunda, 20 de Maio de 2024 às 18:56
Nesse caso, três suspeitos foram presos pela Polícia Civil do Distrito Federal. George Washington, Alan Diego dos Santos e Wellington Macedo. O trio foi condenado pela Justiça do DF, mas a polícia não descarta a participação de outras pessoas no esquema, possivelmente ligadas a Bolsonaro.

Se Congresso não votar, STF decidirá sobre redes sociais, diz Feghali

Publicado em: Sexta, 17 de Maio de 2024 às 20:38
Em abril, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir a regulação das redes, uma decisão que feriu de morte o PL das Fake News. Segundo ele, “está fadado a ir a lugar nenhum” o texto apresentado pelo relator, Orlando Silva (PCdoB-SP).

STF rejeita HC preventivo para Bolsonaro, perto do fim de inquérito

Publicado em: Sexta, 17 de Maio de 2024 às 20:34
A sessão ocorria no Plenário Virtual e estava prestes a ser concluída. Até o meio da tarde, votaram por confirmar a liminar Kassio Nunes Marques; Cármen Lúcia; Flávio Dino; Cristiano Zanin; Dias Toffoli; Edson Fachin e André Mendonça. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido e não participa do julgamento.

Lira diz que irá definir grupo de trabalho para a reforma tributária

Publicado em: Sexta, 17 de Maio de 2024 às 20:30
Lira já afirmou que serão criados dois grupos para formatação de relatórios, com cerca de cinco deputados cada. Um deles deve analisar o Projeto de Lei Complementar que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). Essa proposta foi enviada ao Congresso no fim de abril.

Julgamento sobre cassação de Moro é suspenso até semana que vem

Publicado em: Quinta, 16 de Maio de 2024 às 18:31
No julgamento ocorrido na esfera estadual, que resultou na absolvição de Moro, foram realizados três pedidos de vista, o que contribuiu para o prolongamento do processo ao longo de três sessões.

Senado aprova matéria sobre as mudanças no clima, em votação simbólica

Publicado em: Quinta, 16 de Maio de 2024 às 18:26
Aprovado no Plenário em votação simbólica, o texto substitutivo foi apresentado pelo relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Jaques Wagner (PT-BA). Como houve modificações, a proposta foi enviada à Câmara, para nova análise.

AGU pede que STF suspenda processo contra a desoneração

Publicado em: Quinta, 16 de Maio de 2024 às 18:22
O processo foi aberto pelo governo no dia 24 de abril, sob o argumento de que o Projeto de Lei (PL), aprovado pelo Congresso por ampla maioria, no fim do ano passado, não apontava a fonte dos recursos para bancar a prorrogação da desoneração. A solicitação da AGU se estende à liminar do ministro do STF Cristiano Zanin, que suspendeu a desoneração no dia 25 de abril.

Gaúcho, Paulo Pimenta assume Ministério do Apoio à Reconstrução

Publicado em: Quarta, 15 de Maio de 2024 às 20:25
Para a Secom, Lula ainda não divulgou o nome do substituto e assumiu o cargo, por enquanto, o jornalista Laercio Portela, atual secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República. Sua ascensão ao cargo temporário foi promovida pelo próprio Pimenta logo que Lula o chamou para coordenar as ações federais no RS.

Declaração infeliz leva governador gaúcho a pedir desculpas às vítimas

Publicado em: Quarta, 15 de Maio de 2024 às 20:21
Eduardo Leite carrega em seu currículo; além do neoliberalismo selvagem, o desmonte das leis estaduais de proteção ambiental. Desde seu primeiro ano de mandato, em 2019, o tucano alterou cerca de 480 normas do Código Ambiental do Estado. 
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo