Publicações arquivadas em Opinião

Escola cívico-militar não é questão política, mas pedagógica

Publicado em: Sexta, 24 de Maio de 2024 às 09:15
Por Rosana Alves - Muitos saíram contra o projeto, mas poucos se atentaram ao conteúdo do PL nas suas minúcias, considerando que o projeto é muito pior do que vem sendo denunciado.

A periferia no centro da democracia brasileira

Publicado em: Quinta, 23 de Maio de 2024 às 10:29
Por Josué Medeiros e Guilherme Simões - É necessário trabalhar para que a democracia seja experimentada por pretos, pobres, favelados e periféricos. Só assim será possível resgatar a legitimidade do Estado e lastrear as ações de um governo progressista.

Inovação e suas interpretações

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 10:19
Por Abraham B. Sicsú - Inovação, confundida com P&D, precisa de uma abordagem sistêmica, políticas públicas integradas e foco no mercado para promover competitividade e desenvolvimento sustentável.

Os argumentos do Banco Central não são convincentes

Publicado em: Terça, 21 de Maio de 2024 às 10:24
Por Paulo Nogueira Batista Jr. - Persiste o problema de fundo, entretanto. Em dezembro, termina o mandato do atual presidente do BC, o que é motivo de esperanças e temores. Esperanças para nós, que queremos uma mudança de orientação da política monetária.

Eleições municipais e saneamento ambiental

Publicado em: Segunda, 20 de Maio de 2024 às 09:33
Por Nivaldo Santana - Uma boa política nessa área, na qual o poder público precisa ter papel protagonista, visa melhorar a qualidade do meio ambiente, preservar a saúde pública, melhorar o bem-estar, fomentar o desenvolvimento sustentável da sociedade e evitar a repetição dessas tragédias.

Quando baixarem as águas, os ratos voltarão à cena

Publicado em: Quinta, 16 de Maio de 2024 às 12:37
Por Gilberto de Souza - Após o desastre, a comoção popular atrai recursos públicos para a região e, ato seguinte, há o desvio destes recursos. Foi assim no interior fluminense, da mesma forma o que a seca representou por décadas, no semiárido nordestino, um poderoso mecanismo de perpetuação infinita de poderes locais criminosos.

Austeridade fiscal e reconstrução nacional

Publicado em: Quinta, 16 de Maio de 2024 às 09:24
Por Paulo Kliass - A profundidade da crise no Rio do Grande do Sul passou a exigir uma conduta distinta no que se refere à liberação dos recursos federais. Mais uma vez deu-se o passe mágica e o inexistente apareceu.

Emergência climática: como a extrema direita mundial 'ajusta' o discurso negacionista

Publicado em: Quarta, 15 de Maio de 2024 às 09:24
Por Renato Souza - Em geral, ela continua a ser fascista no mundo inteiro: mira um Estado autoritário e policial, a tutelar uma nacionalidade baseada numa identidade cultural coercitiva, que elimina a diversidade a partir da aniquilação dos adversários e de tudo aquilo que não pareça consigo.

A IA pode substituir a falta de inteligência humana de governadores?

Publicado em: Terça, 14 de Maio de 2024 às 09:47
Por Professora Francisca - Professores de SP lutam contra o desmonte da educação pública, promovendo a Greve dos Aplicativos e buscando gestão democrática que valorize profissionais e estudantes.

Na paz e na guerra, a força dita o domínio

Publicado em: Segunda, 13 de Maio de 2024 às 09:40
Por Roberto Amaral - Exemplar é o permanente choque entre os povos árabes, apoiados pela URSS e agora pela Rússia, e Israel, apoiado pelos Estados Unidos.

Desafios da gestão das cidades

Publicado em: Sexta, 10 de Maio de 2024 às 09:30
Por George Câmara - “A urbanização concentra 85% dos brasileiros nas periferias, destacando a necessidade de políticas públicas para assegurar o ‘Direito à Cidade’ e resolver desafios metropolitanos.”

Solidariedade ao povo gaúcho, vítima das intempéries climáticas

Publicado em: Quinta, 09 de Maio de 2024 às 09:45
Por Eron Bezerra - A tragédia que atualmente atinge o bravo povo gaúcho é um exemplo acabado dessa estupidez. Certamente haverá os que argumentem que tragédias ambientais são fenômenos meteorológicos mais ou menos regulares. É verdade.

É a economia, estúpido

Publicado em: Quarta, 08 de Maio de 2024 às 09:56
Por Rui Daher - Hoje em dia, vemos os índices econômicos mais animadores. Mesmo assim, as viúvas do bolsonarismo mal avaliam o atual poder incumbente. A maior parte de nosso desenvolvimento tem sido conquistada pelos agronegócios.

A incoerência de Eduardo Leite ao propor um ‘Plano Marshall’ para o RS

Publicado em: Terça, 07 de Maio de 2024 às 09:32
Por Josué Medeiros - Um pacto social e de plano de reconstrução como este requer que a sociedade derrote o mercado e tome as rédeas de um novo projeto de desenvolvimento.

Para onde vai o coração da gente, Paulo Freire?

Publicado em: Segunda, 06 de Maio de 2024 às 09:16
Por Urariano Mota - Vale a pena lembrar uma brevíssima história da sua prisão em 1964, no quartel do exército em Olinda. Ali, um dos oficiais responsáveis pelo quartel de Obuses, sabendo que ele era professor famoso, solicitou a Paulo Freire que alfabetizasse alguns recrutas que não sabiam assinar nem o nome.

Investimento estrangeiro: prós e contras

Publicado em: Sexta, 03 de Maio de 2024 às 09:46
Por Paulo Nogueira Batista Jr. - Não é o que geralmente se faz. Predominam slogans e simplificações. No governo, por exemplo, tem havido muito oba-oba por ocasião da divulgação de alguns novos investimentos do exterior. Novos investimentos estrangeiros são apresentados como um selo de confiança ou bom-comportamento.

Estudo revela a perversidade dos contratos ‘temporários’ na educação pública

Publicado em: Quinta, 02 de Maio de 2024 às 09:42
Por Professora Francisca - A situação é muito grave, como mostra o levantamento, porque 43,6% dos “temporários” atuam há pelo menos 11 anos como professora ou professor, ficando claro que esse tipo de contratação deixou de ser apenas para uma demanda pontual e passou a ser a regra, com a falta de concursos.

Feira de troca-troca: da desorganização à desumanização

Publicado em: Terça, 30 de Abril de 2024 às 09:40
Por Abraham B. Sicsú - A luta pela sobrevivência no comércio informal de Recife diante da reestruturação urbana e preconceitos sociais. Resultado, a extinção premeditada da feira de troca-troca se torna realidade, não há mais um mínimo de demandantes que a frequentam.

Blinken em Pequim e o ‘primeiro botão da camisa’

Publicado em: Segunda, 29 de Abril de 2024 às 09:42
Por Wevergton Brito - Blinken declara que EUA e China devem abordar suas diferenças com “responsabilidade”, enquanto Xi Jinping é mais enfático. Afirma o líder comunista que a China fica feliz com os êxitos e o desenvolvimento dos EUA e cobra um sentimento recíproco.

Uma escravidão portuguesa, com certeza

Publicado em: Sábado, 27 de Abril de 2024 às 10:12
Por Urariano Mota - É raro, ou melhor, jamais foi visto um país de passado colonial, de exploração secular e assassinatos escravistas contra os povos, vir a público e declarar que cometeu grande vileza contra pessoas e para isso não bastam desculpas.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo